No último Gnome Developer Experience Hackfest, que aconteceu de 30 de janeiro a 1 de fevereiro em Bruxelas, a pergunta que mais se ouvia era: Em qual linguagem devo escrever minhas aplicações para o Gnome? E a resposta foi bem clara Java Script.
Travis Reitter, um dos principais desenvolvedores do Gnome, e quem também tem diversos trabalhos escritos em Java Script, apresentou no evento a ideia de utilizar a linguagem por ser rápida, de fácil integração com a web, tendo em vista que muita coisa na web hoje é em Java Script, além de fácil integração com outros sistemas operacionais, como o Windows 8, que utiliza amplamente o Java Script.
A ideia de Reitter foi bem aceita e o projeto Gnome decidiu continuar a escrever a documentação para outras linguagens, porém priorizar o Java Script, além de incentivar que as novas aplicações sejam escritas em Java Script.
Mas o que isso muda?
Basicamente dois pontos principais nós podemos destacar. O Java Script trará muito mais velocidade nas aplicações do Gnome e possibilitará um nível de integração incrível com serviços web. Isso é visão de futuro, tendo em vista que a TI está caminhando cada vez mais para as aplicações na nuvem.
Fonte e Créditos: aqui
0sem comentários ainda