No início de junho, a Samsung anunciou o que deveria ser o seu primeiro smartphone comercial com o sistema Tizen, o Samsung Z. No entanto, a empresa sul-coreana teria cancelado o lançamento em detrimento de aparelhos de baixo custo com o sistema operacional. Mas quando exatamente esses smartphones chagarão ao mercado ainda é uma incógnita.
De acordo com o The Economic Times, um funcionário da Samsung confirmou que a empresa está planejando lançar um aparelho com Tizen na Índia em novembro deste ano. Se o rumor for verdadeiro, poderemos ter o primeiro aparelho comercial equipado com Tizen dentro de dois meses.
Ainda não há muitos detalhes sobre o aparelho, mas ele pode ser o Samsung SM-Z130, que deve custar cerca de US$ 200. Por este valor, pode-se esperar que ele ofereça aos usuários uma configuração bem modesta, sendo inserido na categoria de aparelhos de entrada. E como a Índia é um mercado em plena expansão, a introdução do aparelho por lá favoreceria as vendas da Samsung.
Além disso, o diretor de soluções de mídia center da Samsung para o Sul da Ásia Ocidental, Tarun Malik, garantiu que os novos dispositivos não competirão com os já existentes que rodam Android. “Os smartphones Tizen podem coexistir com os aparelhos equipados com Android sem problemas”, afirmou.
A posição de liderança da Samsung no mercado indiano de smartphones está sendo seriamente ameaçada pelas fabricantes locais, que oferecem aparelhos a preços muito mais competitivos. O recente lançamento do Android One, que conta com três modelos a um preço aproximado de US$ 110, representa uma má notícia para os negócios da Samsung no país.
São grandes as chances da Índia não ser o único lugar em que a Samsung venderá seus aparelhos equipados com o sistema Tizen e outros países emergentes poderão entrar na lista em breve.
Fonte: Canaltech
0sem comentários ainda