O PgDay Ceará 2013 visa reunir as comunidades acadêmicas e de desenvolvimento de sistemas cooperativamente, visando explorar esta ferramenta e as tecnologias a ela associadas, e ao mesmo tempo:
- Promover as boas praticas de utilização de bancos de dados, relacionadas ao PostgreSQL;
- Divulgar casos reais de aplicação desta tecnologia;
- Fomentar a exploração de recursos básicos, intermediários e avançados desta ferramenta;
- Contribuir efetivamente para o aprimoramento da área de tecnologia da informação da região;
- Permitir o intercambio dos alunos de Sistemas de informação da Unichristus com profissionais de outras instituições.
A edição cearense deste evento consistirá de uma sequência de palestras sobre o tema, apresentando uma mesa de debates no seu encerramento. A chamada de trabalhos para a submissão de palestras já está em andamento e as inscrições gratuitas para alunos da Unichristus, profissionais, empresários, membros de ONGs e acadêmicos de outras instituições já podem ser feitas no sítio do Centro Universitário Christus. O PgDay Ceará será realizado dia 3 de maio. Fábio Telles Rodriguez, Nabucodonosor Coutinho e Cláudio Leopoldino são alguns dos palestrantes confirmados.
Atividades previstas:
- 14:00 – 14:30 – Recepção de participantes e conferencistas
- 14:30 – 17:15 – Palestras 1, 2 e 3
- 17:15h – 18:30h – Intervalo
- 18:30h – 21:15h – Palestras 4, 5 e 6
- 21:15h – 21:45h – Debate
- 22:00 – Encerramento
Sobre o PostgreSQL
É um sistema gerenciador de banco de dados livre, gratuito e robusto, utilizado por governos e empresas como Yahoo!, Sony, BASF, SUN, Instagram e Skype. Apresenta características objeto-relacionais, com amplo suporte à linguagem SQL, , gatilhos, visões, funções armazenadas, transações ACID, replicação, recursos de segurança e recuperação pós-falha. Está disponível tanto para ambiente Windows quanto para Linux e outros sistemas operacionais. A versão mais recente é a 9.2, que já conta com uma grande base instalada. É considerada uma ferramenta confiável, contando com mais de 15 anos de desenvolvimento ininterrupto. Recebeu em 2012 o prêmio “Best Open Source Database” da revista Linux New Media. É utilizado nos laboratórios da UNICHRISTUS desde 2005.
Mais informações podem ser acessadas no site oficial.
0sem comentários ainda