Abordagens diferentes para criação de software corporativo, mais diluídas e desacopladas, que podem ser implementadas com software livre, visando aumentar a manutenibilidade, flexibilidade, portabilidade e interoperabilidade dos seus sistemas aplicativos.
Por que usar “concentrações” de frameworks pesados, de alta complexidade acidental, quando só o que precisamos é o básico? A maioria das aplicações corporativas, baseadas em Java EE, usa menos da metade do que os Containers oferecem. E, quanto mais frameworks usamos, maior o risco de obsolescência que corremos, pois o ritmo da evolução dos componentes é muito acelerado. Então, devemos repensar o que usamos e, principalmente, como usamos para desenvolver sistemas aplicativos, aumentando a vida útil do nosso trabalho e o retorno do investimento para nossas empresas.
Palestrante: Cleuton Sampaio
Minicurrículo:
Cleuton é Mestre, formado pelo IBMEC RJ, com certificação PMP e SCEA. Além de arquiteto de sistemas, é professor universitário e escritor profissional, com vários livros publicados, sendo o mais recente: “Qualidade de software na prática – Como reduzir o custo de manutenção de software com a análise de código”, editado pela Ciência Moderna. É participante ativo de comunidades de software livre, sendo desenvolvedor de vários projetos FOSS, como: AAMO (www.aamoframework.org) e jQana (www.jqana.com), além de ser colaborador de várias outras comunidades de suporte a usuário.
Data: 25/04/2014
Horário: 10h ás 12h (horário de Brasília)
Local: sala de videoconferência do Serpro – regional Rio de Janeiro/Andaraí
Transmissão:
A atividade será transmitida via internet pelo serviço Assiste – Vídeo Streaming Livre do Serpro.
Para acompanhar, acesse: assiste.serpro.gov.br/cisl/
Para encaminhar perguntas durante a palestra, enviem para o e-mail cisl@serpro.gov.br, diáspora – https://diasporabr.com.br/u/cislgovbr , twitter @CISLGovBR ou facebook https://www.facebook.com/cislgovbr . Acessem o portal do CISL para maiores informações: www.softwarelivre.gov.br . Reveja as palestras técnicas editadas no nosso canal do youtube https://www.youtube.com/user/CISLGov .
0sem comentários ainda