O projeto OpenNebula anunciou o lançamento da última versão principal de seu framework de computação em nuvem open source. OpenNebula 4.0, de codinome “Eagle” após o M16 star cluster, apresenta uma interface redesenhada de administração Sunstone, uma série de novos recursos de máquinas virtuais, e melhorias para vários dos principais componentes da plataforma. O kit de ferramentas OpenNebula é utilizado por, entre outros, Agência Espacial Europeia, Fermilab, CERN e China Mobile, além de fornecer capacidades de gerenciamento de IaaS para infra-estrutura virtual em centros de dados. Além disso, a nova interface de administração baseada na web (front-end) oferece um visual mais moderno e introduz a opção Sunstone Views, o que permite que os usuários ou grupos de usuários possam personalizar a interface do usuário ao seu gosto.
A interface redesenhada Sunstone dá a administração baseada na web front-end um visual mais moderno e introduz a opçções de visualização do Sunstone, o que permite que os usuários ou grupos de usuários personalizem a interface do usuário ao seu gosto. As visualizações do Sunstone substituem o portal da série 3.x do OpenNebula e administradores podem usá-lo para personalizar os tipos de usuários que têm acesso à instalação OpenNebula como um todo.
OpenNebula pode ser baixado diretamente o do site do projeto através do código fonte ou pacotes binários para CentOS, Ubuntu, openSUSE e Debian. O código do OpenNebula está licenciado sob a licença Apache 2.0.
Com informações de The H Online.
0sem comentários ainda