O debate sobre novas tecnologias e liberdade não tem limites geográficos, pois o mundo todo discute a importância do software livre e como ele pode se adaptar à qualquer tarefa. Durante o Fórum Internacional Software Livre (FISL), que ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, diversos palestrantes internacionais vão trazer suas experiências sobre o assunto com o intuito de compartilhar conhecimento para que o tema siga em expansão. O eslovaco Fridrich Strba, os franceses Kévin Ottens e Jérémie Zimmermann, e os norte-americanos Sascha Meinrath e Jon “maddog” Hall estarão presentes no FISL.
Entusiasta do Software Livre, o eslovaco Fridrich Strba trabalhou com código base do LibreOffice durante anos, melhorando vários aspectos dos filtros de arquivos, começando com o filtro Wordperfect. Posteriormente, migrou para questões de segurança e filtros para outros formatos tais como Wordperfect Graphics, MS Works e Visio. Atualmente, trabalha para SUSE em SUSE Linux Enterprise. Fridrich continua dedicando seu tempo livre para liberar documentos proprietários do bloqueio dos fornecedores. Ele também se destaca como mentor alimentando e incluindo novos programadores no projeto.
O francês Kévin Ottens é um experiente desenvolvedor na comunidade KDE. Ele contribui ativamente com a comunidade, com uma forte ênfase no design de API e arquitetura de frameworks. Possui PhD em inteligência artificial que o levou a concentrar-se em ontologias de engenharia e sistemas multiagentes. O trabalho de Kevin em KDAB envolve trabalhar diariamente com Qt. Ele ainda vive em Toulouse, onde ele atua como professor em parte do seu tempo em sua antiga universidade.
Jérémie Zimmermann também é oriundo da França. Ele é co-fundador da La Quadrature du Net (Squaring the Net), um grupo de cidadãos informando sobre projetos legislativos que ameaçam a liberdade civil, bem como o desenvolvimento econômico e social na era digital. É vice-presidente de April, uma organização não-governamental francesa para promover e defender o Software Livre.
O norte-americano Sascha Meinrath foi um dos pioneiros nas comunidades e cultura da internet. Sascha é vice-presidente da New America Foundation e diretor da Open Technology Institute. Lidera o projeto “Internet in a Suitcase”, esforço para popularizar as tecnologias wireless em redes descentralizdas ad hoc (redes mesh). É desse assunto que ele vem falar no FISL15.
Vindo dos Estados Unidos, Jon “maddog” Hall é diretor executivo da Linux Internacional, uma associação de grandes empresas de relevância internacional na área de Tecnologia de Informação que promovem sistemas operacionais baseados em Linux. É um dos ativistas de tecnologia mais conhecidos do mundo.
O FISL ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.softwarelivre.org/fisl15.
Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL.
0sem comentários ainda