Essa cena você já viu: na hora de plugar um pen drive no seu PC ou um cabo no seu smartphone, pelo menos uma vez você errou na hora de encaixar o lado certo. Ok, sabemos que existem outros problemas mais graves no mundo da tecnologia, mas não seria mais fácil se todas as conexões USB seguissem um padrão?
É justamente esta a proposta que um novo tipo de USB irá trazer a partir de 2015. Batizada de Type-C, a novidade promete não apenas maiores velocidades de transmissão, como também mais praticidade no dia a dia. Afinal, não será necessário “brigar” com as entradas do seu dispositivo porque o novo USB será reversível, podendo ser encaixado de qualquer lado. Só que as vantagens não param por aí. Segundo a USB 3.0 Promoter Group e o órgão internacional VESA (Video Electronics Standards Association), o Type-C também será capaz de fornecer sinais de áudio e vídeo por meio da interface DisplayPort.
Em comunicado oficial, as entidades explicam que isso foi possível graças a uma tecnologia chamada “Modo Alternativo” (“Alt Mode”, em inglês), que basicamente permite ao novo USB redirecionar os pinos presentes no interior do cabo para outras utilidades, tornando-os compatíveis com o novo padrão. Na prática, isso significa que o usuário poderia conectar, por exemplo, um notebook a um monitor através de uma porta USB.
As aplicações vão muito além, já que a base do novo USB pode ser configurada com conversores de protocolo DisplayPort para suportar HDMI, VGA e/ou monitores DVI. Além disso, um único cabo tem até 100 watts de potência, capazes de transmitir resoluções próximas do 4K em displays conectados.
O Type-C terá tamanho semelhante aos micro USBs, um formato desenvolvido para laptops, tablets, celulares inteligentes e dispositivos com entradas menores que as atuais. Ele virá com o USB 3.1 e se encaixará na entrada de computadores e tablets independente do lado que o usuário posicioná-lo. Segundo a entidade que desenvolveu a nova conexão, o novo formato não será compatível com as portas USB que são usadas atualmente nos aparelhos disponíveis para venda.
Outra novidade é que o novo USB vai permitir uma transferência muito mais rápida de arquivos, com velocidade de até 10 Gbps, o dobro do USB 3.0. Em alguns testes recentes feitos pelo site AnandTech, dois HDs SSD conectados a um computador chegaram a atingir 833 Mbps de transmissão com o Type-C.
Ainda não há uma data exata para que o USB Type-C chegue ao mercado. O que se sabe é que a nova tecnologia já está pronta para ser produzida e que as fabricantes de dispositivos eletrônicos devem adotar o novo padrão a partir do ano que vem.
0sem comentários ainda