Em 2013, a Canonical tentou disponibilizar uma experiência completa do Ubuntu para desktops em dispositivos móveis através do Ubuntu Edge. Apesar do esforço da empresa, a campanha de crowdfunding não foi bem-sucedida e o projeto não avançou. Agora, dois anos depois, parece que a iniciativa ainda está viva e mais relevante do que nunca. É que a organização anunciou o lançamento de um novo tablet que promete oferecer a mesma experiência do Ubuntu no PCpara o dispositivo móvel.
O conceito é relativamente simples: fazer um sistema operacional móvel que utilize o mesmonúcleo do desktop ou, pelo menos, um subconjunto que execute os mesmos aplicativos em diferentes dispositivos. O tablet da Canonical é uma variação do Aquaris M10 da fabricante espanhola BQ. Ele vem equipado com uma tela de 10,1 polegadas e resolução de 1280 x 800 pixels. Por dentro, o aparelho conta com um chip MT8163B da Mediatek de quatro núcleosrodando a 1,3 GHz. Ele também possui 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno. Definitivamente, não parece ser um tablet para figurar entre o topo do mercado, mas suficiente para deixar os fãs de Linux entusiasmados.
O tablet conta com uma entrada HDMI e uma USB que permite acoplar um monitor ao aparelho, além de teclado e mouse. Sua bateria também é uma de suas grandes atrações, com 7.280 mAh. Assim como o Continuum da Microsoft, o projeto da Canonical ainda está no início. No entanto, a empresa está confiante de que sua biblioteca de aplicativos é suficiente para cobrir a maioria das necessidades dos usuários.
Além disso, a Canonical conta com o Ubuntu Convergence que permite executar aplicativos tradicionais como o Google Chrome, Twitter, Netflix, entre outros. Com todos esses recursos, a empresa pretende oferecer uma experiência primorosa para seus milhões de usuários Linux em todo o mundo.
Com informações de GSMArena e Canaltech.
0sem comentários ainda