Sprint para desenvolvimento do novo sítio do comitê de software livre do governo contou com participação de vários órgãos e acelerou etapas do projeto
O novo site do Comitê de Implementação do Software Livre no Governo Federal (CISL) já tem novo projeto de arquitetura da informação e logo começará a etapa de programação. A definição do novo mapa do portal foi um dos resultados do sprint realizado na última sexta-feira (16), que contou com participação de membros do CISL, do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Presidência da República, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Comunidade Plone Gov BR e da TV 1, empresa que presta serviço à Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom/PR).
O grupo que se reuniu para o sprint repensou a estrutura do ambiente priorizando a ampliação da base de conhecimento sobre software livre, que reúne palestras técnicas, artigos acadêmicos e materiais de cursos e oficinas, e o fortalecimento da produção de notícias sobre casos de sucessos de uso de soluções livres em governos, universidades e empresas. Outra decisão importante foi a adoção do Portal Padrão da Secom/PR.
De acordo com o secretário-executivo do CISL, Deivi Kuhn, a estratégia de se fortalecer a base de conhecimentos e notícias tem como foco aumentar a disseminação do conceito e oportunidades geradas pelo software livre. “Queremos que qualquer cidadão possa navegar com facilidade no site e encontrar qualquer informação que precise: de explicações sobre licenças a palestras a contatos de membros do comitê”, detalha Deivi.
Avanços - O dia do sprint começou com uma avaliação do atual portal do CISL e apresentação do Portal Padrão da Secom/PR. Depois, o grupo foi dividido para que o trabalho seguisse em duas frentes: uma de avaliação da nova arquitetura de informação e novos conteúdos e outra de programação na linguagem Python. Esse último subgrupo criou uma instância do Portal Padrão para o site do CISL e rotinas de exportação e importação para a migração de conteúdo.
Para Deivi Kuhn, a colaboração marcou o sprint. “O dia de trabalho foi muito produtivo e contou com o envolvimento de vários parceiros, em especial da comunidade Plone Gov BR, fundamental para o resultado alcançado.” Já para Tânia Andrea, coordenadora de TI do Grupo TV1, o evento fortaleceu o espírito de comunidade e compartilhamento de código. “Em encontros como esse, sempre trocamos experiências e descobrimos projetos em comum. Cada um deu o melhor de si e, com múltiplas disciplinas, resolvemos em um dia coisas que seriam resolvidas talvez em meses, se estivéssemos trabalhando a distância”, explica Tânia.
Com informações do Portal do SoftwareLivre do Governo Federal.
0sem comentários ainda