A Fundação Mozilla realizou o seu muito aguardado festival na Inglaterra neste fim de semana passado, e um dos projetos apresentados pelos desenvolvedores é um port do Firefox OS para Raspberry Pi. Sim, aqueles computadores pequenos, do tamanho de cartões de crédito, que podem ser adquiridos ao preço de US$ 25 e US$ 35 e que ganharam rapidamente a atenção dos hackers e entusiastas que atuam com GNU/Linux, incluindo até mesmo supercomputação.
Agora, Mozilla parece acreditar que sua plataforma móvel Firefox OS pode contratar desenvolvedores trabalhando em robótica e outras aplicações para placas Raspberry Pi.
Wiki da Mozilla estabelece quatro metas para Fxos no Raspberry Pi:
- Estar em paridade com Raspbian/Raspberry PI como um ambiente de amadores. Os usuários serão capazes de ler a partir de sensores e motores de controle, LEDs, etc. O FxOS modificado para Raspberry Pi será capaz de voar em um drone;
- Ser competitivo quanto aos outros SOs de media player disponíveis para Raspberry PI;
- Ser competitivo com outras IDEs para FxOS do Raspberry Pi orientadas para programadores iniciantes, como IDLE e Scratch;
- Possibilitar programadores (via DOM / CSS) desenvolver a robótica.
Importante ressaltar que você já pode rodar o Firefox OS em uma máquina virtual dentro do Raspbian OS, como observado aqui.
Aqui você pode verificar esta página para obter informações sobre como executar o Firefox OS e o Raspberry Pi.
Mozilla pode ser o parceiro perfeito para levar o Raspberry Pi para o próximo nível em sua evolução. Como as pessoas que inventaram o Pi, a Mozilla tem um bom histórico em trabalhar com as plataformas de código aberto e projetos. Vai ser interessante ver o que ele pode fazer com o Pi.
Com informações de OStatic.
0sem comentários ainda