Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Movimento Software Livre é cético quanto a união de empresas para evitar novo Heartbleed

5 de Maio de 2014, 12:02 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

fisl-logo

Na última semana, uma grande falha de segurança expôs a fragilidade dos dados armazenados na web e afetou grande parte da internet. O fenômeno ficou conhecido como Heartbleed. Para evitar que o caos aconteça novamente, gigantes da tecnologia manifestaram união para evitar novos danos, criando o “Core Infrastructure Initiative”, um projeto que idealiza fundar, financiar e monitorar projetos Open Source essenciais para as bases da computação. Por outro lado, os profissionais envolvidos há anos com o Software Livre descartam a validade do projeto multimilionário e enxergam a iniciativa como uma resposta para evitar o pânico no público mais leigo. Esse será um dos temas debatidos entre os participantes do 15º Fórum Internacional do Software Livre, que acontece entre 7 e 10 de maio, em Porto Alegre (RS).

- Trata-se apenas de uma resposta que precisava ser dada ao público. O movimento do Software Livre prega pontos de vista concretos, que quando são confrontados com empresas multimilionárias, são defendidos com naturalidade. Essa iniciativa está contaminada com interesses e não acredito em nada que venha das empresas proprietárias – aponta o coordenador de infraestrutura do FISL, Thomas Soares.

A ideia divulgada pelas grandes empresas que integram o “Core Infrastructure Initiative” não é apenas financiar os projetos Open Souce, mas também acompanhá-los cotidianamente, com reuniões pessoais entre desenvolvedores chave, audições de segurança e indicação de desenvolvedores que já trabalharam com projetos semelhantes previamente. De acordo com Thomas, o código Open SSL, que apresentou problemas e expôs dados na web é aberto a todos, porém o conserto do problema que resultou no Heartbleed só será diagnosticado por quem descobriu a fragilidade em primeiro lugar.

- A segurança existe quando o processo é aberto e todos sabem como funciona a fechadura. O que os privados vão propor são soluções confidenciais, que só serão conhecidas por eles, e que poderão ser exploradas através de “portas dos fundos” – avalia Thomas.

O 15º Fórum Internacional do Software Livre acontece entre os dias 7 e 10 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS, situado na Avenida Ipiranga, 6681, na capital gaúcha. Informações adicionais podem ser obtidas através do site www.fisl.org.br.

Com informações da Assessoria do FISL.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/movimento-software-livre-e-cetico-quanto-a-uniao-de-empresas-para-evitar-novo-heartbleed

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.