Na última semana, uma grande falha de segurança expôs a fragilidade dos dados armazenados na web e afetou grande parte da internet. O fenômeno ficou conhecido como Heartbleed. Para evitar que o caos aconteça novamente, gigantes da tecnologia manifestaram união para evitar novos danos, criando o “Core Infrastructure Initiative”, um projeto que idealiza fundar, financiar e monitorar projetos Open Source essenciais para as bases da computação. Por outro lado, os profissionais envolvidos há anos com o Software Livre descartam a validade do projeto multimilionário e enxergam a iniciativa como uma resposta para evitar o pânico no público mais leigo. Esse será um dos temas debatidos entre os participantes do 15º Fórum Internacional do Software Livre, que acontece entre 7 e 10 de maio, em Porto Alegre (RS).
- Trata-se apenas de uma resposta que precisava ser dada ao público. O movimento do Software Livre prega pontos de vista concretos, que quando são confrontados com empresas multimilionárias, são defendidos com naturalidade. Essa iniciativa está contaminada com interesses e não acredito em nada que venha das empresas proprietárias – aponta o coordenador de infraestrutura do FISL, Thomas Soares.
A ideia divulgada pelas grandes empresas que integram o “Core Infrastructure Initiative” não é apenas financiar os projetos Open Souce, mas também acompanhá-los cotidianamente, com reuniões pessoais entre desenvolvedores chave, audições de segurança e indicação de desenvolvedores que já trabalharam com projetos semelhantes previamente. De acordo com Thomas, o código Open SSL, que apresentou problemas e expôs dados na web é aberto a todos, porém o conserto do problema que resultou no Heartbleed só será diagnosticado por quem descobriu a fragilidade em primeiro lugar.
- A segurança existe quando o processo é aberto e todos sabem como funciona a fechadura. O que os privados vão propor são soluções confidenciais, que só serão conhecidas por eles, e que poderão ser exploradas através de “portas dos fundos” – avalia Thomas.
O 15º Fórum Internacional do Software Livre acontece entre os dias 7 e 10 de maio, no Centro de Eventos da PUCRS, situado na Avenida Ipiranga, 6681, na capital gaúcha. Informações adicionais podem ser obtidas através do site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria do FISL.
0sem comentários ainda