Nesta segunda-feira (13) surgiram rumores de que hackers haviam roubado milhões de usuários e senhas de usuários do serviço de armazenamento de arquivos na nuvem Dropbox logo após um bug no seu cliente para desktop ter sido revelado. A empresa rapidamente tomou providências para proteger os dados dos usuários supostamente afetados, resetando as respectivas senhas e os obrigando a trocá-las.
Apesar do alvoroço, a empresa garantiu em nota que os dados foram roubados de algum outro serviço e foram usados para tentar fazer login em diferentes serviços, incluindo o Dropbox. O grande problema aqui é que muitos usuários utilizam os mesmos nomes de usuários, e-mails e senhas em vários sites e serviços. Com isso, muitos dos dados vazados acabaram funcionando no Dropbox.
Mesmo que o vazamento não tenha ocorrido devido a uma invasão aos servidores do Dropbox, é importante que os usuários tomem medidas de segurança, como a troca das senhas de outros serviços. Além disso, é importante fazer uso da autenticação de duas etapas sempre que disponível. Essa camada extra de segurança obriga que uma segunda verificação de segurança seja feita a fim de dificultar a ação dos cibercriminosos.
0sem comentários ainda