Os últimos anos apresentaram ao mundo uma necessidade cada vez maior de mainframes, devido ao crescente uso da computação nas nuvens e dos sistemas mobile, normalmente apoiados em grandes servidores espalhados pelo planeta.
Assim, a Linux Foundation (LF), organização sem fins lucrativos dedicada a expandir o uso do sistema operacional livre, lançou um projeto a fim de reunir esforços para encontrar soluções open source para computadores mainframe. O Open Mainframe Project foi lançado nesta segunda-feira (17) e reúne universidades, governos e empresas em torno da ideia.
Mainframes vêm utilizando sistemas Linux desde 2000, criando assim uma vasta comunidade de usuários e também uma grande necessidade de soluções. E responder a esta demanda é justamente o objetivo da LF.
Grandes nomes do setor reunidos
“O Linux é, hoje, o sistema operacional que cresce mais rapidamente no mundo. Conforme os sistemas mobile e a computação na nuvem se tornam globais, novos níves de velocidade e eficiência são requisitados pelas companhias, e o uso do Linux no mainframe está disposto a oferecer isso”, garante o diretor executivo da Linux Foundation Jim Zemlin.
“O Open Mainframe Project reunirá os melhores líderes em tecnologia para trabalhar no Linux e em tecnologias avançadas no ramo da TI para incrementar as mais complexas operações empresariais de nosso tempo”, complementa o executivo.
Estão envolvidas em torno do projeto as companhias ADP, CA Technologies, IBM, SUSE, RSM Partners, Vicom Infinity, BMC e Compuware. As instituições de ensino Marist College, Universidade de Bedfordshire e o Centro de Segurança da Informação da Universidade de Washington também somam à iniciativa da LF.
Objetivos claros
O foco principal do Open Mainframe Project estará em encontrar soluções capazes de desenvolver novos softwares e novas ferramentas no ambiente Linux a fim de garantir mais velocidade, segurança, escalabilidade e disponibilidade para os mainframes rodando o sistema operacional livre.
Além da criação, a ideia básica do projeto também está em oferecer mecanismos que facilitem a troca de informações entre os desenvolvedores e as companhias. Assim, o objetivo da FL e de seus parceiros é favorecer o compartilhamento, indo ao encontro do ideal open source para levar suas soluções a todos os cantos.
Com informações de Linux Foundation e Canaltech.
0sem comentários ainda