E você está procurando um visualizador de documentos PDF, PostScript, DjVu e quadrinhos (CBR), que seja leve e minimalista? Então experimente instalar o Zathura.
Normalmente nas principais distribuições Linux o software padrão dedicado à exibição de documentos em PDF é o Okular, Evince e etc. Mas existem opções mais simples e que fazem basicamente a mesma coisa, como um software de código aberto com características muito interessantes chamado o Zathura.
Zathura é um projeto que tem como objetivo fornecer um visualizador de PDF leve, com uma experiência de usuário no mesmo estilo do Vim com vários atalhos de teclado dedicados, tudo em uma interface gráfica simples e minimalista.
Entre as principais características de Zathura está o suporte a plugins de terceiros, o que permite ver arquivos PostScript, DjVu e de quadrinhos em formato CBR. O programa inclui suporte para bookmarks, a capacidade de imprimir um documento inteiro ou páginas específicas, pesquisa dentro do documento, navegação do índice e sincronização SyncTeX frente e para trás. Com Zathura você tem diversos atalhos de teclado. Você pode, por exemplo, alterar a exibição pressionando a tecla “D”, encontrar e lançar um documento com a tecla O, virar uma página pressionando R etc.
Para saber mais sobre o Zathura, clique nesse link.
Zathura está disponível nos repositórios oficiais do Debian, Ubuntu e Arch Linux, por isso, para instalar ele nesses sistemas, você deve fazer o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. No Ubuntu e seus derivados, use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo apt-get install zathura zathura-cb zathura-ps zathura-djvu
Passo 3. Já no Arch Linux e seus derivados, use o comando abaixo para instalar o programa;
sudo pacman -S zathura
Já para instalar Zathura em outras distribuições Linux, visite esta página e siga as instruções em inglês ou utilize uma versão traduzida através desse link.
Pronto! Agora, quando quiser iniciar o programa, digite zathura
em um terminal, seguido da tecla TAB.
Com informações de lffl linux freedom e Blog do Edivaldo Brito.
0sem comentários ainda