A nova versão 1.8, do Upstart, que é usado pelo Ubuntu e outras distribuições como uma alternativa para o SysV e que lança os vários serviços do sistema durante o processo de boot, agora também pode monitorar arquivos e diretórios. Se um determinado arquivo ou diretório é criado, modificado ou excluído, o Upstart inicia um trabalho relacionado. Isto significa, por exemplo, que os serviços podem ser automaticamente reiniciados quando seu arquivo de configuração é alterado. Até agora, os administradores tinham que reiniciar o serviço manualmente utilizando initctl. O Upstart Cookbook tem exemplos de como a nova função pode ser usada.
A outra adição a versão 1.8 é um monitor gráfico de eventos para acompanhar os eventos criados pelo Upstart, o que é particularmente útil para a solução de problemas. O código fonte para a nova versão do Upstart pode ser baixado da página do projeto no Launchpad, inclusive já existem binários para Ubuntu 13.04. O Upstart 1.8 provavelmente será integrado nas compilações diárias para o próximo lançamento do Ubuntu, que ocorrerá em breve. No momento, os desenvolvedores do Ubuntu ainda estão usando o Upstart 1.7.
Mais informações sobre o release podem ser encontradas no Launchpad. O Upstart está licenciado sob a GPLv2 e do código-fonteU pode ser baixado no site do Upstart.
Com informações de The H Online.
0sem comentários ainda