A última versão do Perl, o Perl 5.18, está agora disponível como uma versão estável. Entre as muitas mudanças que tiveram lugar ao longo dos doze meses de desenvolvimento e 400.000 linhas de código que foram alteradas, está uma grande revisão de como o hashing é implementado.
A nova implementação de hash utiliza um kernel aleatório que irá variar os valores de retorno de keys(), values() e each() cada vez que um programa for executado. Esta mudança faz com que hashes de Perl tornem-se mais robustos e e expõe os erros de dependência relacionados ao hash.
Além disso, a melhoria na segurança é acompanhada por uma correção para a injeção de código através de traduções (CVE-2012-6329) e Perl – calling – memset, com um valor negativo (CVE-2012-5195), um problema que poderia tornar-se um heap overrun. Os recursos experimentais incluem “subroutines lexicals” (rotinas lexicais), que dão o controle do escopo para o codificador, e definem operações em expressões regulares.
Detalhes sobre essas e outras mudanças em Perl 5.18, estão disponíveis no arquivo Perldelta para a versão 5.18. O código fonte da versão 5.18 também está disponível e orientações para instalar ou baixar Perl estão em perl.org. Também foi lançado o StrawberryPerl 5.18.01, uma versão do Perl com ferramentas que suportam trabalhar no Windows. Perl está licenciado sob a GPL ou a Artistic Licence.
Com informações de The H Online.
0sem comentários ainda