Mais uma distribuição GNU/Linux na praça. Trata-se do Porteus versão 1.0. Baseado no Slackware, Porteus, como anunciam seus criadores, é uma distribuição portátil, leve, contundente e ultrarrápida. Como as demais, está disponível em edições 32-bit e 64-bit.
Porteus 1.0 é esteticamente semelhante à versão v09, mas com significativa melhorias. A mudança mais notável, conforme anúncio do site http://porteus.org, é a atualização do aplicativo de compressão LZMA para LZMA2.
A distribuição tem entre 250Mb (versão i486) a 299.3Mb (versão x86_64), com um tempo de boot ainda mais rápido.
Com gerenciamento de pacotes (ainda em evolução), o Porteus tem Kernel: 2.6.38.8, baseado no Slackware 13.37, KDE-4.6.4 (64bit) Trinity KDE-3.5.12 (32bit), Firefox 4, editor de texto Abiword 2.8.6, programa multimídia Amarok, Gimp 2.6.11, planilha eletrônica Gnumeric, gerenciador de boot Grub, o excelente gravador de CD K3B e muito mais. O sistema tem opção de backup / restore de dados durante sua instalação (com assistente), atualização para diversos idiomas, há opção de segurança de dados por criptografia.
A instalação é mais fácil, com usuários do Windows executando o arquivo win_start_here.hta e usuários linux rodando lin_start_here.sh.
Variante do Slax, este GNU/Linux irlandês, a exemplo de outros minimalistas, é excelente para ser executado direto do drive USB ou CD. A documentação é extensa e fácil leitura. Os scripts de inicialização foram refinados para uma área de trabalho ágil.
Confira mais detalhes em http://porteus.org
0sem comentários ainda