A Comunidade do KDE orgulha-se de anunciar as últimas grandes actualizações das Aplicações do KDE, oferecendo novas funcionalidades e correcções de erros. A Área de Trabalho e a Plataforma de Desenvolvimento do KDE estão fechadas e recebem apenas algum suporte de longo prazo, as equipas preparam-se na transição para o Plasma 5 e as Plataformas 5.
Esta versão é dedicada a Volker Lanz, um membro de longa data do KDE que faleceu em Abril passado. O Volker foi o autor e o responsável de manutenção do Gestor de Partições do KDE e um participante regular no IRC (Torch) que oferecia suporte ao utilizador e que era ativo na Comunidade do KDE.
No passado, o KDE lançou em conjunto as três grandes divisões das aplicações do KDE — a Área de Trabalho Plasma, a Plataforma de Desenvolvimento do KDE e as Aplicações do KDE. A Plataforma de Desenvolvimento do KDE foi transformada nas Plataformas do KDE. As bibliotecas monolítica que compunham a Plataforma de Desenvolvimento são agora módulos independentes e multi-plataforma (Plataformas do KDE 5) que estão disponíveis para todos os programadores do Qt. A Área de Trabalho Plasma foi movida para uma nova fundação tecnológica, baseada no Qt5 e nas Plataformas do KDE 5. Com os 3 componentes aplicacionais principais a seguirem diferentes ritmos, os seus calendários de lançamento são agora separados. Para a maior parte, o 4.14 envolve as Aplicações do KDE.
A estrutura modular das Plataformas irá trazer benefícios alargados para as aplicações do KDE. Para além disso, as Plataformas são uma contribuição para o ecossistema do Qt, tornando a tecnologia do KDE disponível para todos os programadores do Qt. O Inqlude, o arquivo de bibliotecas do Qt, simplifica a pesquisa pelas bibliotecas do Qt, enquanto a versão alfa da ferramenta Inqlude oferece uma interface da linha de comandos para aceder ao Inqlude.
O Plasma 5 foi lançado recentemente, ao fim de 3 anos de trabalho; está no seu próprio calendário de lançamentos com versões funcionais a cada três meses e correcções de erros nos meses intermédios. A equipa do Plasma construiu uma função sólida que irá suportar as áreas de trabalho do Plasma durante muitos anos.
As Aplicações do KDE 4.14 não se baseiam em grandes quantidades de “coisas novas e melhoradas”. Muitos dos programadores do KDE estão focados na experiência seguinte (Plasma 5) ou em adaptações para as Plataformas do KDE (baseadas no Qt5). Na sua grande maioria, a versão 4.14 é necessária por pequenos aspectos do nosso fluxo de trabalho (como as traduções). Esta versão oferece mais estabilidade para as aplicações, com uma menor ênfase sobre as coisas novas e menos testadas.
Existem cerca de 200 aplicações do KDE mantidas de forma ativa. Muitas delas constam da base de utilizadores do KDE. O Wikipédia também tem outra lista de aplicações do KDE.
A maioria das versões anteriores tinham destaques sobre funcionalidades novas e aplicações proeminentes. Isto deu a algumas pessoas a impressão que os programadores favoreciam coisas novas e boas face à qualidade, o que não é verdade. Por isso, para este anúncio da versão 4.14, foi pedido aos programadores alguns detalhes — pequenas melhorias incrementais e correcções de erros que possam até nem ser notórios para a maioria dos utilizadores. Estes são os tipos de tarefas onde boa parte dos programadores trabalha, bem como o tipo de tarefas que permitem aos programadores mais inexperientes darem contribuições mais invisíveis mas significativas.
Outros detalhes do lançamento podem ser consultados no site do KDE.
Com informações do KDE.
0sem comentários ainda