Os desenvolvedores do framework Django lançaram a sua primeira versão para suportar Python 3. Django, em sua versão 1.5, também introduz um novo modelo de usuário que permite aos desenvolvedores adaptar o formato de credenciais de usuário para sua aplicação em particular.
O suporte ao Python 3 é um recurso no qual a equipe de desenvolvimento do Django tem vindo a trabalhar há muito tempo e, como esperado, é atualmente classificada como experimental.
O próximo lançamento, o Django 1.6, está previsto a suportar o Python 3 sem que haja nenhuma restrição. No entanto, a equipe ressalta que com esta versão, os desenvolvedores podem começar a portar suas aplicações para Python 3, de modo que eles estejam prontos para migrar para ele em produção, quando o Django 1.6 chegar. Mudanças necessárias para aplicações Django por causa da mudança de versões de Python irão variar de aplicação para aplicação. Os usuários interessados podem encontrar um guia para portar seu software para Python 3 na documentação do Django.
Como informa a equipe de desenvolvedores do Django, o suporte a Python 3 ainda está preparado para aplicações de produção, na maioria dos casos. Partes de Django que atualmente não trabalham com Python 3 por causa de software de terceiros que não tenham sido portados ainda incluem o ImageField e o backend do servidor MySQL. Como as notas de lançamento informam: “Neste ponto, muito poucos aplicativos de terceiros foram portados para o Python 3, por isso é improvável que um aplicativo do mundo real terá todas as suas dependências satisfeitas com o Python 3.”
O Django 1.5 pode ser baixado através do site do projeto e o código fonte do framework está disponível no GitHub. Ele também pode ser instalado com o gerenciador de pacotes pip. Django é licenciado sob a licença BSD.
Com informações de The H Online.
0sem comentários ainda