O projeto CentOS lançou a versão 6.4 de sua distribuição GNU/Linux. O CentOS é um clone do Red Hat Enterprise Linux, que inclui todos os recursos que estão disponíveis no RHEL 6.4, lançado em 21 de fevereiro de 2013. O CentOS é uma distribuição GNU/Linux voltada a empresas e derivada dos fontes livremente cedidos para o público pela Red Hat via Upstream OS Provider (UOP).
O CentOS está em total acordo com as políticas de redistribuição do fornecedor original e tem a intenção de ter 100% de compatibilidade com seus binários. O CentOS altera os pacotes principalmente para remover as marcas e artes gráficas do fornecedor original.
Alguns problemas conhecidos, assim como outras importantes informações acerca desta versão estão listados nas notas de lançamento.
Como features desta versão, destacam-se:
- Drivers para Microsoft Hyper-V foram adicionados para permitir que o CentOS seja mais eficiente como Máquina Virtual quando instalado em um servidor Microsoft Hyper-V.
- As bibliotecas do samba4 (fornecida pelo pacote samba4-libs) foi atualizada para a última versão do upstream para melhorar a interoperabilidade com domínios Active Directory (AD). Se você atualizar do CentOS-6.3 para o CentOS-6.4 e você faz uso do Samba, primeiro remova os pacote samba4 para evitar conflitos durante a atualização. O samba4 ainda é – pelo menos em parte – considerado um technology preview.
- Como anunciado nas Notas de Lançamento do CentOS-6.3 o matahari agora se tornou obsoleto. O CentOS-6.4 vem com uma última atualização que deveria remover todos os resquícios do matahari. Para garantir que todos os resquícios foram excluídos execute yum erase matahari* após atualizar para o 6.4.
- dev86, iasl, e qemu-guest-agent foram adicionados à arquitetura i386.
Semelhante às boas práticas do fornecedor original, não existe um caminho suportado para o ‘upgrade’ de uma instalação de um release anterior do CentOS (atualmente o CentOS 5) para um novo release principal. Esta não é uma limitação imposta pelo CentOS, mas reflete a abordagem do upstream neste assunto. Os aventureiros que desejem experimentar são orientados a fazer e testar um backup antes disso. Como uma nota para as pessoas que tentarão atualizar apesar deste aviso, tais como a opção não-suportada de upgradeany existente pela linha de comando da mídia de instalação, por favor, note que você precisará baixar manualmente o pacote centos-releaseatual, manualmente execute rpm -e –nodeps para a remoção do pacote centos-release atual, e então instale manualmente o pacote centos-release do CentOS 6, antes que o yum possa ter qualquer chance de funcionar de forma adequada.
O continuous release ( CR ) repository normalmente disponibiliza os pacotes que aparecerão no próximo release do CentOS, para fins de teste e hotfix até que seja formalmente lançado.
Com informações de CentOS.
0sem comentários ainda