::Introdução::
A cada dia que passa estou percebendo a evolução dos jogos para Linux. Este fenômeno está acontecendo, basicamente, devido a dois fatores: a abertura de algumas empresas como a Valve (que está disponibilizando o Steam) e aos colaboradores do Linux no mundo todo. Portanto, se você usa qualquer uma distribuição Linux, use a camiseta e divulgue-a. É isso que torna o Linux vivo e que garantirá mais do que sua sobrevivência: seu crescimento. Hoje vou falar de um destes jogos, que foi demonstrado publicamente em 2012 durante o Fórum Internacional de Software Livre em Porto Alegre: “Frets On Fire”, uma espécie de “clone” do Guitar Hero.
::Instalando as dependências::
Antes de mais nada será necessário instalar algumas dependências, programas necessários para rodar o jogo.
Para tanto, abra um terminal, logue como root (su) e digite os comandos abaixo um a um, para instalá-los:
yum install python
yum install PyGame
yum install PyOpenGL
yum install numpy
Será necessário, também, instalar o Python Imaging Library. Baixe o arquivo aqui:
http://rpm.pbone.net/index.php3/stat/26/dist/31/size/515960/name/python-imaging-1.1.7-7.fc18.src.rpm
Logado como root, navegue até a pasta onde você baixou (normalmente é cd /home/usuario/Downloads) e mande executar:
rpm -ivh python-imaging-1.1.7-7.fc18.src.rpm
Outra coisa que estou utilizando no meu note (Fedora 18) são os ícones do desktop (como era com o antigo Gnome). Mantenho o visual agradável do Gnome 3, com todos os seus recursos, e tenho os atalhos que quero no desktop. Para que isso seja possível, uma linha de comando instala o Gnome Tweak tools:
yum install gnome-tweak-tool
Depois de instalado, abra-o e logo no primeiro item (desktop/Área de Trabalho) escolha os ícones que você quer que apareçam. O único que mantenho desmarcado é mostrar os volumes montados.
::Baixando o jogo::
Após estas instalações, baixe o jogo: http://fretsonfire.sourceforge.net/
Descompacte para uma pasta no diretório home, recomendo que renomeie esta pasta para “fretsonfire”.
Reinicie o Fedora.
::Criando o atalho::
Se você não se incomoda em abrir o terminal, ir até onde foi descompactado o Frets On Fire com comandos “cd” e digitar python FretsOnFire.py, já pode jogar tranquilamente. Mas se você quer um atalho configurado, siga o tutorial. Primeiramente vamos criar um script. Num terminal, sem logar como root, rode os seguintes comandos, dando enter depois de cada um:
cd /home/usuario/
mkdir jogo
cd jogo
gedit comandos.sh
Abrirá uma tela do editor de texto, cole o seguinte:
#!/bin/bash
cd /home/usuario/fretsonfire/src
python FretsOnFire.py
exit 0
Salve e feche o arquivo. Não se esqueça de substituir “usuario” pelo seu login no fedora. Torne o arquivo executável pelo terminal:
su
chmod +x comandos.sh
Agora vamos criar um ícone para o programa no desktop. No terminal, sem estar logado como root, digite:
gedit fretsonfire.desktop
Abrirá o editor Gedit, cole o seguinte:
#!/usr/bin/env xdg-open
[Desktop Entry]
Version=1.0
Name=Frets On Fire
GenericName=Frets On Fire
Comment=
Exec=/home/usuario/jogo/comandos.sh
Icon=
Terminal=true
Type=Application
MimeType=text/html;text/xml;application/xhtml+xml;application/vnd.mozilla.xul+xml;text/mml;x-scheme-handler/http;x-scheme-handler/https;
StartupNotify=true
Categories=Game;
Keywords=Game;
X-Desktop-File-Install-Version=0.21
Name[en_US]=Frets On Fire
Salve e feche o arquivo. Não se esqueça de substituir “usuario” pelo seu login no Fedora. Entre nas propriedades do ícone, escolha uma imagem para ele, que tal http://images.pbidir.com/progicons/fretsonfire.png ? Execute o atalho e voilá. É só jogar.
::Jogando::
Após abrir o jogo você escolhe a música e manda ver. As teclas F1, F2, F3 e F4 devem ser tecladas junto com o “Enter” para ir marcando os pontos e acertando nas notas (exemplo: para tocar a 1ª “corda”, pressione simultaneamente F1 + enter. O jogo também possui um tutorial que dá várias dicas. Cuidado para não viciar…
::Considerações finais::
O atalho abre um script, que se encarrega de abrir um terminal (que em seguida fica em segundo plano), navega até a pasta onde está o jogo e o executa via Python. Com isso você não precisa abrir o terminal para executar o jogo, somente clique no atalho e pronto. Deu um trabalhinho? Talvez sim. Mas é assim que vamos evoluindo no Linux, olhe o conhecimento que você já adquiriu. Abraços!
0sem comentários ainda