Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Itaipu e PTI apresentam projetos de tecnologia aberta durante a Latinoware

14 de Outubro de 2014, 22:48 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2 vezes

latinoware_2014

Mais de 4 mil participantes são esperados para a 11ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware), que começa nesta quarta-feira (15), em Foz do Iguaçu. Além de sediar o evento, a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) vão apresentar diversos projetos desenvolvidos na área de tecnologias abertas. Ao todo, 18 palestras serão promovidas por colaboradores e pesquisadores da Itaipu e do PTI até sexta-feira (17).

Logo no primeiro dia da Latinoware, às 11h, na sala Brasil, será apresentado o Centro Latino-americano de Tecnologias Abertas (Celtab), que foi criado em 2013 com a proposta de ser um centro de excelência na pesquisa e no desenvolvimento de soluções livres. Além dessa apresentação, o Celtab contará com outras cinco palestras sobre soluções que estão sendo desenvolvidas, como, por exemplo, o protótipo para o monitoramento do fluxo de peixes que passam pelo Canal de Migração da Itaipu, que já está sendo testado. A palestra sobre esse protótipo será no dia 15, às 12 horas, na sala Uruguai.

Na área de segurança de barragens, no dia 17, às 10 horas, na sala Mercosul, será apresentado o Sistema de Cadastro Nacional de Barragens, que reúne informações sobre cerca de 1.400 barragens e, atualmente, é a base de dados oficial do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). O sistema foi desenvolvido no Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragens (Ceasb), criado em 2008 pela Itaipu e pelo PTI para atuar no desenvolvimento de soluções estratégicas em segurança de barragens.

Já o Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), criado a partir da parceria entre a Itaipu, o PTI e o Programa Hidrológico Internacional da Unesco, apresentará a aplicação das ferramentas livres para a gestão territorial, prospecção energética, digitalização de cartas hidrogeológicas e desenvolvimento de sistemas. O Centro já desenvolveu importantes sistemas utilizando tecnologias livres, como o de Gestão de Bacias Hidrográficas para a Unesco e o de Informações de Energias Renováveis para América Latina e Caribe. A palestra será no dia 17, às 16h15, na sala Mercosul.

Ideias inovadoras

O PTI também promoverá, nos dias 16 e 17, na sala Colômbia, um workshop sobre desenvolvimento de ideias inovadoras. A atividade, coordenada pela área de Desenvolvimento de Negócios do PTI, será ministrada pela consultora Débora Brauhardt. A proposta é estimular que ideias de aplicativos, plataformas ou sistemas possam virar negócios.

O workshop é divido em três momentos: o Design Thinking, metodologia que atua na solução de problemas, de forma a buscar inovação; a Modelagem de Negócios, que abordará o Business Model Generation, ferramenta mais utilizada atualmente para apresentar ideias de negócios; e a Apresentação de Pitches, que trabalha ferramentas e técnicas para apresentação de modelos de negócios, com objetividade e clareza.

 

Palestras técnicas

Outras nove palestras, sobre temas mais técnicos, serão promovidas pela Itaipu e pelo PTI durante a Latinoware. Confira:

15/10:

11h – Espaço Bolívia – “Ativando a auditoria em servidores GNU/Linux”, com Jacson Querubin, da Itaipu Binacional;

17h – Sala Paraguai – “Ferramentas livres para administração de bibliotecas”, com David Emmerich Jourdain, Armando Guerrero e Christian Urunaga, do Celtab;

18h – Sala Uruguai – “SAMBA 3 >> SAMBA 4 – É possível?”, com Douglas Gatti, Aiman Amin e Arthur Garcete, do Celtab.

 

16/10:

10h – Espaço Paraguai – “Virtualização na Itaipu Binacional: passado, presente e futuro”, com Carlos Eduardo Pedroza Santiviago, da Itaipu Binacional;

10h – Sala Chile – “Não seja lesado, use o Less”, com Diego Neves, do PTI;

12h – Sala Equador – “Bind, um DNS Server completo”, com Diego Neves, do PTI;

13h – Sala Uruguai – “Começar em Ruby é fácil. Pergunte-me como”, com Kenner Klieman, do Celtab;

16h – Sala Equador – “E você, está pronto para o IPv6? Saiba que ele já esta em sua rede!”, com João Paulo de Lima Barbosa, do PTI.

 

17/10:

10h – Sala Venezuela – “Precisando enganar um sistema? Seus problemas acabaram! Chame o Pentaho”, com Bruno Silveira, do PTI;

11h – Sala Peru – “Roteamento avançado com Linux, indo além do bê-a-bá”, com João Paulo de Lima Barbosa, do PTI;

12h – Sala Peru – “Virt-v2v, migração profissional descomplicada”, com Laércio da Silva Motta, do PTI;

13h – Sala Venezuela – “Migrando do Spring para o JavaEE 7: como começar?”, com Arthur Gregório, do PTI;

15h15 – Sala Uruguai – “Automatizando instalações e configurações em ambientes Linux”, com Jonios Maximo e Marcos Teixeira, do Celtab.

Com informações da Assessoria da Latinoware.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/itaipu-e-pti-apresentam-projetos-de-tecnologia-aberta-durante-a-latinoware

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.