Pensando em desenvolver aplicações para Android no Linux? Então conheça o Android Studio e veja como instalar ele no Ubuntu e seus derivados, de um jeito bem fácil.
Android Studio é o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Google para quem quer construir aplicações para o Android. Assim como o Eclipse (com o plugin ADT), ele oferece uma ferramenta completa para o desenvolvimento e a depuração de aplicações para o sistema operacional do Google para dispositivos móveis.
O procedimento a seguir é apenas para a instalação do Android Studio, e portanto, não serve para atualizá-lo. Isso porque o programa tem a seu próprio “Update Manager” (gerenciador de atualizações). Com isso, para atualizar o Android Studio para a última versão, basta clicar em “Check for updates now” (Verificar atualizações agora), na tela de boas-vindas e quando aparecer a informação da atualização, clique em “Update and Restart” (Atualizar e reiniciar).
É importante notar que o pacote tenta instalar um dos seguintes JDKs: default-jdk, oracle-java7-installer ou oracle-java8-installer. É recomendável usar o Android Studio com o Oracle Java 7 ou Oracle Java 8, por isso, antes de iniciar o processo faça a instalação de um dos dois e depois faça a instalação do programa.
Para saber mais sobre as características do programa e o que ele pode fazer, visite o site oficial.
Instalando o Android Studio
Para instalar o Android Studio no Ubuntu 14.04 e derivados, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal usando o Dash ou pressionando as teclas Ctrl+Alt+T;
Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório com o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:paolorotolo/android-studio
Passo 3. Atualize o APT com o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o programa com o comando:
sudo apt-get install android-studio
Uma vez instalado, execute o programa digitando no Dash: studio
Fonte: WebUpd8 e Blog do Edivaldo Brito.
0sem comentários ainda