Assim que se pensa em wiki a Wikipédia é a primeira plataforma que vem à cabeça. O que o grande público não conhece são as diversas possibilidades do banco de dados do sistema wiki. Com o objetivo de elucidar as possibilidades que existem com este banco de dados, a 15ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL15) abriu espaço para uma maratona hacker (Hackaton) de desenvolvimento de aplicativos e mashups utilizando o projeto Wikimedia.
Conforme o consultor de dados e experimentos da Fundação Wikimedia, Henrique Andrade, a Wikipédia é o quinto maior site do mundo e pouca gente, incluindo no Brasil, utiliza estas informações para gerar alguma coisa de valor para a sociedade
- Muita gente fala das grandes empresas que dominam a internet e trabalham cruzando informações e nós temos um site colaborativo, livre e 100% aberto que tem informação disponível para realizar pesquisas e descobrir o que esta acontecendo na internet e outras possibilidades – explica.
Durante o Hackaton os participantes estão desenvolvendo possibilidades que utilizem os dados da Wikipédia para algo. Um exemplo é um participante que está criando um programa que identifica quais os sites são mais referenciados dentro de verbetes do site.
Outro projeto é o Brasil.io criado pelo desenvolvedor Álvaro Justen, que busca facilitar a publicação e a busca de dados públicos abertos do Brasil como Datasus e IBGE.
- Quanto menos acessível a informação está, mais fechado ele se encontra. Então tentamos deixá-los acessíveis com o Brasil.io, além de ser um repositório central onde as pessoas podem cadastrar os dados – explica usten.
Além de edição e pesquisa de dados de forma espontânea pelas pessoas, a Fundação Wikimedia promove concursos para fomentar a melhora de artigos. Neste momento acontece no Brasil o “Wiki Loves Earth” que é um concurso de fotografia que tem como objetivo fazer com que as pessoas adicionem mais fotos de patrimônios naturais. Para conhecer o programa basta acessar http://tinyurl.com/wikilovesearth.
O FISL ocorreu de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUCRS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681.Outras informações podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria do FISL. Foto: Cassiana Martins
0sem comentários ainda