Os governos do mundo todo tentaram censurar conteúdos públicados online mais do que nunca em 2013, de acordo com o mais recente relatório de transparência do Google, que coloca o Brasil entre os países com mais pedidos de remoção de conteúdo.
A empresa de Mountain View afirma ter recebido 68% mais pedidos na primeira metade deste ano em comparação ao seu relatório anterior, relacionado ao segundo semestre de 2012.
No total, a gigante de buscas recebeu 3.846 pedidos para remover 24.737 conteúdos, mas a companhia diz que só aceitou remover um terço desses pedidos. O Google destaca que o mais preocupante é que muitos desses pedidos são relacionados a conteúdos políticos.
Brasil
Atrás apenas da Turquia, em primeiro lugar com 1.673 pedidos, e dos EUA, em segundo com 545 pedidos, o Brasil aparece em uma alarmante terceira colocação, com 321 pedidos de remoção de conteúdo.
Na página do seu relatório, o Google destaca sete casos de pedidos de remoção de conteúdo no Brasil, incluindo em que foi feito um pedido judicial para a retirada de 107 posts de blog e dos resultados de buscas de informações que criticavam um governo local do país por supostas práticas corruptas de contratação – a empresa destaca que conseguiu manter o conteúdo no ar após apelar.
Confira aqui a página completa do mais recente relatório de transparência da empresa.
Com informações de IDGNow.
0sem comentários ainda