A Agência Venezuelana de Notícias destacou que os conselhos comunais daquele país caribenho terão, nos próximos dias, uma nova versão do GNU/Linux Canaima, distribuição Linux desenvolvida pelos venezuelanos e baseada no Debian Squeeze. A nova versão foi nomeada de Canaima Comunal e tem por objetivo utilizar a tecnologia livre para facilitar o dia a dia das atividades comunitárias.
O sistema poderá ser baixado no endereço http://canaima.softwarelibre.gob.ve e contará com ferramentas para levantamento de dados cadastrais, de administração de recursos e de redes sociais, entre outros recursos.
O representante da Fundação para a Pesquisa e Desenvolvimento de Software Livre na Venezuela, Peter Blanco, explicou que o sistema oferece importantes ferramentas como uma biblioteca que agrupa todas las leies relacionadas com os conselhos comunais, um compêndio de conteúdos sociopolíticos úteis para a formação de líderes comunitários, um programa para o acesso à informações geográficas e aplicações que facilitam o trabalho administrativo.
O Canaima está na versão 3.0 (lançada em 05/05, último), e os interessados em participar do desenvolvimento deste projeto, assim como em conhecer detalhadamente suas características e funcionalidades, poderão fazê-lo na página wiki: http://comunal.canaima.softwarelibre.gob.ve/doku.php.
Para baixar: http://canaima.softwarelibre.gob.veGNU/Linux está presente nos conselho comunais da Venezuela
0sem comentários ainda