George Hotz – mais conhecido por geohot – é um hacker que se tornou mundialmente conhecido por ter desbloqueado os iPhones e mais tarde ter feito o mesmo com a Sony PS3 (que lhe valeu uma enorme carga de trabalhos). Agora, volta a por os seus dotes em ação e lança o towelroot – uma ferramenta que deverá conseguir fazer root em praticamente todos os equipamentos Android.
O desafio de criar uma ferramenta de root se tornou mais viável depois de membros do XDA terem angariado mais de 18 mil dólares para dar a quem conseguisse fazer o root nos novos Galaxy S5 da AT&T e Verizon. Geohot respondeu como tão bem costuma fazer, com este towelroot - que para além dos Galaxy S5 deverá funcionar igualmente em todos os restantes smartphones Android.
É que este “rooter” aproveita-se de uma vulnerabilidade no kernel Linux, que praticamente garante a sua taxa de sucesso – e mesmo que os fabricantes se apressem a lançar atualizações com esta vulnerabilidade corrigida (pouco provável, especialmente para modelos mais antigos) já não irão a tempo de impedir que quem deseje fazer root o faça imediatamente e ignore essas atualizações.
O lado menos positivo desta nova ferramenta é que a sua simplicidade de utilização (clique e seja feliz) faz com que se torne numa ferramenta altamente interessante também para pessoas mal-intencionadas, que poderão usá-la em conjunto com malware de modo a obter permissões de root e apoderar-se completamente dos dispositivos dos usuários indefesos.
Com informações de Aberto até de Madrugada.
0sem comentários ainda