Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Falha do Chromecast permite que hacker ‘sequestre’ aparelho e reproduza vídeo

24 de Julho de 2014, 14:03 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 60 vezes

Chromecast_dongle

Quem conhece o Chromecast, o dongle do Google para streaming de conteúdo, sabe o quanto é fácil configurá-lo. E toda essa facilidade de ajustes do dispositivo representou também uma porta de entrada para os serviços dos hackers: já conseguiram desenvolver um outro dispositivo capaz de “sequestrar” Chromecasts a fim de reproduzir o clipe “Never Gonna Give You Up”, de Rick Astley. As informações são do Engadget.

O analista e hacker Dan Petro criou o Rickmote Controller, aparelho responsável pela façanha. A caixinha, com base no microcomputador Raspberry Pi, simplesmente enche o Chromecast de requisições de desconexão Wi-Fi, até levar o adaptador para seu modo de configurações. Depois disso, fica fácil para o Rickmote criar sua própria conexão e disparar o videoclipe.

Apesar de ser uma modificação hacker no Chromecast, não há motivo para pânico: mesmo se hackers resolverem fazer uma brincadeira dessas com o seu dongle, eles teriam primeiramente que conseguir quebrar a senha de sua rede sem fio ao mesmo tempo em que você estivesse utilizando o Chromecast.

O Rickmote já é uma prova cabal de que o Chromecast possui suas vulnerabilidades, mas isso não fará com que o Google corrija a falha imediatamente. Afinal de contas, o que mais chama a atenção no dispositivo de streaming é justamente sua facilidade de configuração, e parece que a empresa não quer colocar mais barreiras de segurança no dispositivo, uma vez que isso daria muito mais trabalho do que recompensas.

Com informações do Canaltech.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/falha-do-chromecast-permite-que-hacker-sequestre-aparelho-e-reproduza-video

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.