Militante da cultura de software livre e funcionária do Facebook, a palestrante do Fórum Internacional Software Livre (FISL), Fernanda G. Weiden, trouxe dicas valiosas para prevenção de falhas em sistemas de larga escala. A palestrante é administradora de sistemas e Engenheira de Tráfego no Facebook e trabalha com infraestrutura de grande escala, atualmente nos EUA no time de Production Engineering do Facebook, que é responsável por caching e segurança. Entre as lições, a palestrante chamou a atenção para necessidade de softwares estarem preparados para desastres, já que hardwares e outras estruturas são suscetíveis.
- Estar prevenido de dependências é importante. As vezes é uma simples questão de conversa entre equipes que evitam falhas- comentou.
A especialista falou também sobre a necessidade de testes sucessivos procurando reproduzir exatamente a situação que será colocada em prática na realidade. Ela alertou que em alguns casos, nos quais a produção está repleta de testes, é preciso organizar grupos evitando que as falhas sejam coletivas e afetem todo o sistema.
A outra polêmica é o momento certo de fazer o chamado “release”, ou seja, de finalizar e colocar o serviço ou produto no mercado.
- Uma maçã podre é suficiente para estragar uma caixa inteira. Se toda semana saem “releases” é normal que saiam com imperfeições – completou Fernanda.
A palestra abordou ainda a nova realidade com relação às transformações e correções nos sistemas. Janelas de manutenção são praticamente obsoletas porque as evoluções e ajustes são feitos com os sistemas em funcionamento.
O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre de 7 a 10 de maio no Centro de Eventos da PUC-RS, localizado na Avenida Ipiranga, n° 6681. A programação completa, outras informações e inscrições podem ser obtidos no site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Cassiana Martins
0sem comentários ainda