O desenvolvedor por trás do famoso gerenciador de janelas Enlightenment, “Rasterman”, informou que o Enlightenment E18 pode ser lançado no Natal de 2o13. Apesar de ter demorado mais de uma década para liberar o Enlightenment E17, ele está vendo a possibilidade de fazer um grande lançamento a cada ano.
No final de janeiro houve o primeiro release de desenvolvimento do E18 e Carsten Haitzler (Rasterman) confirmou na semana passada no FOSDEM 2013 sobre os planos para o próximo grande lançamento e também passou pelos principais características do E17.
Os detalhes importantes para a ação é que os desenvolvedores deste gerenciador de janelas alternativo já estão trabalhando em E18, seu objetivo é liberar EFL 1.8 em abril ou maio (o Enlightenment Foundation Libraries que gerenciam o visual da área de trabalho e janelas), e eles estão a tentar fazer “uma grande liberação por ano.” Isso significa que agora poderemos ver o E18 oficialmente antes do Natal.
Enlightenment E18 vai “além desktop” e vai na direção de ser “um gerenciador de janelas para a todos administrar”. Importante ressaltar que a Samsung já se mostrou interessada em apoiar o Enlightenment. E18 também será mais polido e terá mais perfis padrão, o trabalho sobre a minimização do uso de CPU e GPU, usar menos memória física e não causar qualquer troca de disco, e outras formas de preservar o uso de menos energia, a fim de estender a vida útil da bateria de sistemas.
Para aqueles que não usam renderização baseada em GPU, a liberação do próximo Enlightenment tentará entregar uma renderização mais rápida de software e fará uso de vários processadores.
Desenvolvedores do Enlightenment estão ainda trabalhando na integração de suporte para Wayland para proporcionar uma experiência mais eficiente, ser “próximo ou melhor do que o Android”, e oferecer maior segurança. No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito para o Enlightenment / EFL para que esteja totalmente pronto para o Wayland.
Todos os slides da apresentação sobre o Enlightenment E17 e E18 podem ser descarregados aqui (slides em ODP).
Com informações de Phoronix.
0sem comentários ainda