Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Encontro em Mariana destaca a relevância da cultura livre

6 de Julho de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 126 vezes

Mariana será palco, de 11 a 16 de julho, do I Encontro de Cultura Livre (ECL 2011). O evento acontece dentro da programação do tradicional Festival de Inverno promovido pela Universidade Federal de Ouro Preto e será realizado no Centro de Convenções de Mariana e no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Na programação, cujo tema é “A cultura livre hoje”, estão oficinas, ciclo de debates, uma série de painéis, mostras e shows que abordam diversas facetas do assunto.

O ECL é fruto de uma parceria entre a Universidade Federal de Ouro Preto, o Circuito Fora do Eixo (http://foradoeixo.org.br/) e o Coletivo Muzinga, de Ouro Preto e Mariana. O Circuito Fora do Eixo é uma rede que reúne produtores e coletivos culturais de várias partes do Brasil, do qual o Muzinga é integrante.

A programação do I Encontro está organizada em três grandes linhas de atividades voltadas para temas importantes da cultura livre, da cultura digital.

O ponto alto do evento será o ciclo de debates que trará grandes nomes da pesquisa e do ativismo nacional para discutir temas gerais da cultura livre. A ideia do ciclo é compor um panorama do que é a cultura livre nos dias de hoje, sua importância para a sociedade e suas questões e expressões relevantes na atualidade. Os temas do debate vão da visão geral do que é a cultura livre até o compartilhamento de arquivos de músicas e filmes pela internet e a atual a legislação de direitos autorais, passando pelas alterações nas políticas para a área de cultura do governo federal.

Entre os debatedores estão Marcelo Branco, ex-coordenador da campanha em redes sociais na internet da então candidata a presidente Dilma Rousseff, Sérgio Amadeu da Silveira, pesquisador e militante da cultura livre, que atuou durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula na adoção de políticas governamentais do uso de software livre no Brasil.

O ciclo conta ainda com a presença de César Piva, diretor do programa Cultura Viva e representante do Ministério da Cultura no debate, Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora da cultura livre e também com a participação de diversos integrantes do Fora do Eixo, como Camila Cortielha, Leonardo Barbosa Rossato, Rafael Rolim e Pablo Capilé, integrantes da coordenação nacional do Circuito. Os debates ocorrem nos dias 14, 15 e 16, no Centro de Convenções de Mariana. Nos dois primeiros dias, a partir de 19h. No terceiro e último, a partir de 14h.

De 11 a 15, acontecem quatro oficinas: Midialivrismo, Software livre e produção de áudio e trasmissão em web-rádio, Cultura Remix – Discotecagem e produção musical (oficina de DJ), e Cultura Remix – Live Cinema (oficina de VJ).

Ainda de 11 a 15, estão os painéis, que incluem, nos primeiros três dias, a apresentação de aspectos fundamentais para a organização de coletivos culturais: “Formação e planejamento de coletivos culturais”, “Distribuição e circulação nos coletivos” e “Coletivos e sustentabilidade”. Os painéis serão apresentados por membros de coletivos ligados ao Circuito Fora do Eixo. A segunda parte dos painéis traz apresentações mais conceituais sobre o papel dos coletivos e da cultura livre hoje, com os temas “Coletivos, economia solidária e cultura livre” e “Software livre”.

Está programado também um debate seguido de mostra de poesias e manifestações literárias no Sagarana Café Teatro, na noite do dia 13, às 20h, com o tema “Letras Livres: o digital e as novas expressões da literatura”.

Durante todo o I Encontro, as pessoas que participarem do Festival de Inverno em Mariana e também em Ouro Preto poderão assistir à Mostra de de Vídeos Antropofágicos, uma coleção de produções realizadas dentro do espírito contemporâneo da mestiçagem digital: vídeos remixados que são uma importante expressão da cultura emergente. A mostra será exibida em telões e espaços diversos onde acontecem os eventos do Festival.

Nas noites dessa semana ainda, os participantes contarão com uma programação especial de shows com bandas e grupos musicais no Sagarana Café Teatro e no CAEM.

Saiba mais sobre o I Encontro de Cultura Livre, os eventos e seus participantes no blog: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2011/culturalivre/.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/?p=1530

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.