O Google, a Microsoft e outros nomes importantes do ramo de tecnologia estão se unindo com a Code.org – ONG sem fins lucrativos – em uma grande campanha de captação de recursos que espera introduzir 100 milhões de alunos ao universo da codificação.
A Code.org pretende levar seus cursos de ciência da computação a dezenas de milhares de novas salas de aula ao longo do próximo ano. Segundo a organização, para atingir seu objetivo serão necessários US$ 5 milhões. A arrecadação está sendo feita por meio de uma campanha no Indiegogo, que conta com o apoio das maiores companhias de tecnologia da atualidade e de diversas personalidades do mundo da computação, como Bill Gates e Mark Zuckerberg.
Cinco milhões de dólares podem parecer uma quantia muito alta para se conseguir em doações, e é aí que os apoiadores entram: na verdade, para cada dólar que for doado por uma pessoa anônima qualquer, as empresas ou celebridades doarão também um dólar para a campanha.
A ONG, que nasceu em janeiro de 2013, centra-se sobretudo na promoção da sua Hora do Código, que apresenta aos alunos a programação através de um tutorial simples de uma hora. A esperança da organização sem fins lucrativos é alcançar as escolas que ainda não oferecem cursos de Ciência da Computação – e 90 por cento das escolas não oferecem, segundo eles – dando assim às crianças a sua primeira exposição à codificação, que está se tornando cada vez mais um diferencial nos currículos para quem contrata.
A campanha tem alcance mundial e o projeto é de acesso totalmente gratuito para quem quer aprender. A Hora do Código também pretende dividir seu foco igualmente entre meninos e meninas, reduzindo potencialmente as disparidades de gênero que se tornaram cada vez mais evidentes nos relatórios divulgados pelas grandes empresas de tecnologia.
0sem comentários ainda