Um dos mais conhecidos softwares livres para uso em imagens, o GIMP, foi um dos temas abordados em palestra na manhã desta quinta-feira (08/05) no Fórum Internacional Software Livre (FISL), em Porto Alegre. O palestrante João S. O. Bueno apresentou detalhes da estrutura interna e roadmap do projeto imagem com 4 canais de 32 but. O especialista também orientou os participantes de como usar a infraestrutura do GIMP em seus projetos de tratamento de imagem.
- Há alguns anos eu levei um choque quando percebi que o sistema operacional que mais baixava o GIMP era o Windows. Hoje, entendo que nosso público é composto por pessoas que não conseguem baixar outros programas de edição de fotos, por ter que pagar ou pela complexidade do programa, e acaba aderindo ao GIMP. É ótimo contar com mais de cinco milhões de usuários no mundo – relatou João S. O. Bueno.
De acordo com o palestrante, o GIMP é compatível com Linux, com Windows e com Mac, o que facilita a utilização do programa. O futuro do GIMP, segundo Bueno, é seguir sendo um programa acessível que realize modificações de forma não destrutiva. A vantagem do sistema é a opção de pincelar uma imagem hoje e conseguir recuperar o arquivo em alguns anos. O Fórum Internacional Software Livre (FISL) ocorre até sábado (10/05), no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria de Imprensa do FISL. Foto: Larissa Machado
0sem comentários ainda