Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Driver Open source para Linux oferece aceleração 3D para todas as placas de vídeo GeForce

5 de Janeiro de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 51 vezes

nvidia-linux

O driver de código aberto Nouveau do atual ramo de desenvolvimento do Kernel Linux 3.8 adquiriu recentemente tudo o que é necessário para suportar os recursos de aceleração 3D de qualquer placa de vídeo GeForce. Juntamente com a versão atual do libdrm e do driver Nouveau 3D em Mesa 3D 9.0, o que permite aplicações do sistema GNU/Linux usarem a aceleração 3D, mesmo com os mais recentes cartões de vídeo GeForce.
 
Os drivers Nouveau em versões estáveis ​​do kernel Linux já suporta os recursos de aceleração de todos os chips GeForce, no entanto, com alguns cartões atuais mid-range e high-end, podiam ser utilizados apenas depois de ajustes manuais. Isto devido à aceleração só estar disponível com o firmware do driver proprietário da NVIDIA que faz parte da família NVC0.
 
Pouco antes da véspera de Ano Novo (e, portanto, após a conclusão da fase de desenvolvimento do Linux 3.8), modificações feitas por Linus Torvalds integraram-se com várias outras escritas por Ben Skeggs, da RED HAT, permitem que o driver Nouveau use o firmware para os mencionados processadores gráficos.
 
As últimas modificações devem permitir que o driver Nouveau tenha suporte às funcionalidades de aceleração de qualquer chip GeForce atual. Os drivers de código aberto Linux da AMD e Intel também pode usar os recursos 3D de quase todos chips gráficos. Isto significa que, em última instância, os drivers de código aberto usados ​​em distribuições GNU/Linux populares agora suportam aceleração 3D com quase todos os chips gráficos que estão disponíveis atualmente no mercado de PC.
 
A única corrente de exceção, comercialmente relevantes são os núcleos gráficos na geração da AMD Southern Islands generation que são utilizados nos últimos modelos mid-range e high-end Radeon HD 7750-7970. Drivers de código aberto para esses núcleos estão sendo desenvolvidos em cooperação com os desenvolvedores da AMD.
 
Os desenvolvedores do driver Nouveau não recebem qualquer apoio da NVIDIA e usam técnicas de engenharia reversa para obter a informação que precisam. Apesar de ser um marco recente, o driver proprietário da NVIDIA continuará a ser a melhor escolha para muitas áreas de uso, como o driver Nouveau só oferece suporte rudimentar ou não tem uma cobertura abrangente para todas as características dos chips.
 
O driver de código aberto ainda não pode alternar entre o chip gráfico e várias velocidades de memória como é utilizado por muitos cartões atuais e muitas vezes faz com que a placa de vídeo funcione mais lentamente – o desempenho 3D que é possível e suficiente para rodar os recursos 3D dos desktops tGnome Shell e Unity, mas fica bem atrás do que o driver proprietário da NVIDIA é capaz de fazer, por enquanto!
Fonte e Créditos: aqui

Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/driver-open-source-para-linux-oferece-aceleracao-3d-para-todas-as-placas-de-video-geforce

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.