Quantos jogos realmente divertidos você conhece? Muitos, aposto. Agora vamos fechando o espaço amostral; Quantos desses são jogados no computador? Menos ainda, certamente. Agora vamos reduzir o espaço amostral a praticamente zero: quantos jogos divertidos são gratuitos no seu computador e quantos podem ser executados no GNU/Linux?
Pois é. Pouquíssimas são as opções gratuitas quando o assunto é entretenimento no PC. Todavia, uma dessas opções se destaca ante as demais. E essa opção acaba por ser o poker online. Os primeiros sistemas de poker pelo computador foram inventados de modo semelhante a um RPG no mIRC (se você nasceu depois de 1990 provavelmente nunca ouviu falar nele). Um usuário do bate-papo dava as cartas e dizia quais seriam as 5 cartas que apareceriam na “mesa”. Ao final da década de 1990, porém, alguns softwares começaram a aparecer. O primeiro jogo online de poker valendo dinheiro, num software gratuito e próprio, data do ano de 1998. Em meados da década de 2000, a Poker Stars assumiu a liderança do mercado; Na virada da década, a Full Tilt Poker – seus ativos e passivos – foram compradas pela empresa controladora da Poker Stars, a Rational Group.
Desde então tal mercado é um dos que mais movimentam dinheiro ao redor do globo. O Poker online passou a ser um passatempo mais comum na vida das pessoas. Seja em casa, para combater o tédio, ou na fila do dentista ou do banco por exemplo. Hoje em dia, acaba por ser até mesmo profissão para alguns; há pessoas que se especializam no esporte e fazem dele uma forma de vida.
Por mais que o jogador tenha a opção de jogar valendo dinheiro real, vale lembrar, sempre existiu e sempre existirá a opção do jogador jogar com dinheiro fictício. Mais importante do que isso: não se cobra nada para tanto. Em todas suas versões de download o software é gratuito, haja vista que não é cobrado nenhum centavo para sua utilização.
O lucro de tais empresas advém completamente de uma porcentagem dos ganhos – e não das perdas – dos jogadores. Como os bancos, por exemplo; A cada pot, uma porcentagem fica com a sala de poker em questão. Isso permite uma maneira democrática das empresas continuarem custeando o fornecimento gratuito dos softwares aos jogadores.
É importante destacar que existem as mais diversas opções de plataformas para o jogo. Neste caso, além do PC, a Poker Stars, Full Tilt e 888, por exemplo, possuem plataformas de software para Mac OS (computadores da Apple), iOS (iPhone, iPad, iPod Touch) e Android. Também é possível jogar no GNU/Linux por meio do WINE (emulador que simula outro sistema operacional no Linux). Vale lembrar que mesmo não sendo opensource, todas as opções são gratuitas.
O contraste, portanto, dessa forma de entretenimento com as demais é justamente este: caso o usuário queira jogar inteiramente de graça – do download à partida em si – lhe é permitido. A beleza – e democracia, por que não – da coisa é justamente esta. Caso queira lucrar com dinheiro real (no caso dos profissionais do esporte, por exemplo), o jogador tem de colaborar com o custeio daqueles que somente querem praticar de modo gratuito.
0sem comentários ainda