Chamado Joeffice, a suite funciona no Windows, Mac OS X e GNU/Linux, bem como nos navegadores, segundo, Anthony Goubard, o desenvolvedor. Ele inclui um editor de texto muito básico, um editor de planilha eletrônica, um editor de apresentações e um editor de banco de dados, segundo Goubard.
A suíte de escritório foi construída com NetBeans e usa muitas bibliotecas Java open source, informa o desenvolvedor. Isso permitiu que ele construisse o programa em 30 dias, segundo ele, um processo que ele documentou diariamente no YouTube.
A suíte foi lançada como uma versão alpha, o que significa que nem tudo funciona ainda, segundo Goubard. Sua empresa, Japplis, com sede em Amsterdam, lançou a suíte, que está disponível sob uma licença Apache 2.0. Esta licença permite que as empresas mudem e redistribuam o código, sem ter que dividir o novo código, como opensource, disse ele.
Goubard, um cidadão francês, foi viver e trabalhar em Amsterdã com 14 anos. Ele escolheu Java para o seu projeto, porque ele funciona bem em diferentes plataformas, acrescentando que ele espera fazer a suíte disponível em plataformas móveis e, possivelmente, para Raspberry Pi, um pc do tamanho de um cartão de crédito.
“O conjunto é destinado a empresas com necessidades específicas”, tais como a obtenção de dados de uma biblioteca Java, disse ele. O desenvolvedor espera que a versão alpha possa desencadear o interesse de outros desenvolvedores a melhorar a suite. Se tudo correr bem, Goubard pretende lançar uma versão completa da suíte no próximo ano.
Joeffice pretende, eventualmente, competir com o Google Docs e nunca terá as opções estendidas usadas no Microsoft Office, Goubard disse. Ele também irá permanecer mais básico do que outras suítes de escritório de código aberto como o LibreOffice e OpenOffice.org, disse ele.
Joeffice está disponível para download e requer o Java 7.
Com informações de NetworkWorld e Joeffice.
0sem comentários ainda