Jogar games antigos pela via da emulação pode ser gratuito, mas não é muito fácil. É preciso encontrar o software correto, o arquivo integral do jogo, fazer calibrações e, no caso de gerações mais novas, encontrar codecs e drivers. Haja paciência. Felizmente, a Internet é este lugar onde sempre tem alguém para fazer o trabalho por você – e foi isso que uma boa alma em Frankfurt, na Alemanha, fez ao criar o site GameOldies.
A proposta é óbvia, mas demorou para acontecer: emular jogos de consoles antigos através do plugin do Flash, realizando streaming de qualquer jogo enquanto a carga pesada fica por conta de um servidor remoto. Ao usuário, basta apenas definir as teclas para cada botão do controle e mandar bala no jogo que quiser.
Biblioteca disponível - No momento, a GameOldies já se orgulha de ter nada menos que 6.444 jogos no acervo, atravessando todas as gerações de consoles até os 32-bit. Dentre os consoles suportados, Atari, Master System, NES, SNES, todos os Game Boys, Genesis, Game Gear, Sega CD, TurboGraphx, Neo-Geo, Lynx, PSOne, Lynx e diferentes máquinas de arcade estão catalogadas, e com mais a caminho. “Nós damos suporte a muitos sistemas clássicos, e alguns deles nós incrementamos com muita frequência”, explica o site.
Em uma pesquisa rápida, todos as obras necessárias para a formação de uma boa biblioteca parecem estar presentes: Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Super Mario RPG, Chrono Trigger, Sonic The Hedgehog, Streets of Rage, Battletoads, quase todos os Pokémon, Enduro, Top Gear e Final Fantasy.
Como salvar e abrir - Um elemento de grande destaque deste site, implementado apenas recentemente (em junho), é a capacidade de salvar e abrir jogos. Os savegames ficam armazenados nos servidores da GameOldies, podendo ser acessados de qualquer computador. Consequentemente, é necessário criar um perfil pessoal no site, ao qual o sistema liga todos os jogos salvos, que podem ser administrados separadamente.
Neste momento, entretanto, ainda não é possível fazer backup dos jogos salvos, e é apenas possível salvar um estado por jogo – muitíssimo cuidado é necessário na hora de mexer em arquivos de jogos longos como Pokémon ou Final Fantasy VI. As opções de salvamento dentro de cada jogo, similarmente, não funcionam - se o jogador meramente deixar o jogo salvar na memória, acabará perdendo tudo. É preciso usar o sistema do site.
Usando controles de console - Atualmente, o site tem suporte a gamepads, mas apenas um: o controle do Xbox 360. O administrador do site ressalva, no entanto, que “isso é algo que está sendo trabalhado no momento”, e dá uma dica de ouro a quem estiver interessado em ter a experiência completa de um console antigo: procurar pela Internet programas como o Joy2Key ou o XPadder, que transformam os botões dos gamepads em comandos do teclado, reconhecíveis por qualquer emulador. Com um desses softwares, é possível até mesmo usar o controle do Super NES para jogar.
Fonte: Selecter
0sem comentários ainda