Rio de Janeiro (Brasil), Paris (França), Cáceres (Brasil), Caxias do Sul (Brasil), Curitiba (Brasil) 12 de Dezembro de 2011 – 12:00 UTC – O Projeto OSOE - “One Student One ERP” – em conjunto com a comunidade ERP5 BR do Portal do Software Público Brasileiro, realizou nos meses de Novembro e Dezembro deste ano, cursos gratuitos do ERP5 BR em Instituto Federal e Universidades Brasileiros. Os cursos começaram na FAPAN/UNEMAT (Cácares/MT) nos dias 12 e 13 de Novembro e, em seguida, na UFPR (Curitiba/PR) nos dias 24 e 25 de Novembro, UCS (Caxias do Sul/RS) nos dias 28 e 29 de Novembro e IFCE (Iguatu/CE) nos dias 6 e 7 de Dezembro.
O Projeto OSOE tem despertado o interesse de diversas universidades brasileiras que estão buscando uma solução para o ensino prático de ERPs – Sistemas Integrados de Gestão – voltado para estudantes de engenharia, administração e computação. O Projeto OSOE tem como objetivo fazer com que os estudantes, pequenas empresas e professores possam colaborar para aumentar o nível de conhecimento em Sistemas de Informação para Negócio (ERP, CRM…). Os cursos proporcionam uma forma dos estudantes aprenderem o que é um ERP e como configurar um ERP para uma pequena empresa.
O professor Roberto ‘Tikao’ Tsukamoto Júnior, organizador do curso na FAPAN/UNEMAT, destaca que “através do Projeto OSOE e da cooperação entre a FAPAN e UNEMAT, foi possível trazer a Cáceres-MT (a 200 km da Capital Cuiabá), o curso do ERP5 BR. Os sistemas ERP são objeto de estudo em cursos de Administração, Computação e Sistemas de Informação ofertados pelas instituições, neste sentido um curso sobre o ERP5 BR propiciou aos técnicos, professores e alunos das instituições irem para o campo prático visando uma real implementação de um sistema ERP. Vislumbramos a implantação nas instituições e um maior aprofundamento sobre os sistemas ERP em sala de aula”.
Leonardo Rochael Almeida, VP da Nexedi Brasil complementa, “É muito interessante ver estudantes utilizando o mesmo sistema de gestão empresarial que é implantado pela Nexedi ao redor do mundo e em diversas organizações, incluindo um grande banco intergovernamental. Tendo acesso a um tal sistema, esses estudantes poderão exercitar na prática a teoria aprendida em aulas de gestão. Sendo um software público e desenvolvido visando as melhores praticas de gerenciamento, o conhecimento aprendido em sala de aula com ERP5 BR pode ser imediatamente aplicado nas empresas das quais estes alunos vierem a fazer parte.”
Rafael Monnerat, co-coordenador da comunidade ERP5 BR, concluí , “houve uma grande procura por parte das universidades em receber o curso. Fiquei surpreso pela quantidade de instiuições que entraram em contato e, para o ano de 2012, temos a intenção de fazer mais cursos em universidades interessadas em adotar o ERP5 BR na sua grade curricular. O Instituto Federal Fluminense através do Professor Rogério Atem, já utiliza o ERP5 BR para demostrar como algumas áreas do gerenciamento empresarial funcionam na prática, agora estamos em busca de novas Universidades interessadas”.
Link Permanente deste Release
Contato
- Rafael Monnerat – Nexedi Brasil CEO – rafael (at) nexedi (dot) com. Phone +55 22 81123285
- Rogério Atem de Carvalho – Instituto Federal Fluminense – ratem (at) iff (dot) edu (dot) br
Sobre o Projeto “One Student One ERP”
O projeto “One Student One ERP5″ (OSOE) visa proporcionar a cada aluno das universidades parceiras, escolas de engenharia, centros de formação e instituições de pesquisa um ambiente de ERP dedicado. O ambiente proporcionado pelo OSOE pode ser usado para apoiar aulas de graduação em administração, engenharias, computação ou similares; ou para implementar processos inovadores de gestão, baseados nas mais recentes pesquisas. Mais informações em: www.osoe-project.org
Sobre a Nexedi
Nexedi é o criadora e líder do ERP5, um ERP de código aberto. O ERP5 tem sido desenvolvido e implantado em uma grande variedade de indústrias, dentre as quais, aeroespacial, vestuário, bancos, assistência médica e órgãos governamentais. O ERP5 é usado por companhias de todos os tamanhos na África, Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. A licença aberta do ERP5 elimina custos de licenciamento e proporciona total liberdade para atualizar e modificar o sistema quando requisitos de negócio mudarem sem depender de um único fornecedor. Nexedi proporciona suporte 24h para empresas e Governos que desejam migrar suas aplicações de missão crítica para soluções de código aberto. Mais informações em: www.nexedi.com.br.
0sem comentários ainda