Se você tem um computador recente, e quer ter certeza se ele tem realmente uma porta USB 3.0, use o Linux para descobrir isso.
Atualmente a maioria dos computadores novos vêm com portas USB 3.0. Mas mesmo que a cor diferente possa servir como identificação, como você pode saber se seu computador possui realmente um porta USB 3.0 ou não? Não é tão complicado descobrir isso, e com essa dica rápida, você irá usar o próprio Linux para descobrir rapidamente se seu sistema tem uma porta USB 3.0. Vale lembrar que essa dica irá funcionar em todos os sistemas Linux, seja ele o Ubuntu, Linux Mint, Fedora e etc.
USB 3.0 é a terceira versão do Universal Serial Bus (USB), padrão para conectividade de computadores. Entre outras melhorias, o USB 3.0 adiciona um novo modo de transferência chamado de “SuperSpeed” (SS), capaz de transferir dados a até 5 Gbit/s (625 MB/s), o que é mais de dez vezes mais rápido que o 480 Mbit/s (60 MB/s) de alta velocidade do USB 2.0.
Geralmente portas USB 3.0 são marcadas com um “SS” (abreviação de “SuperSpeed” ou super velocidade). Mas se nenhuma das portas USB está identificada como “SS” ou “USB 3″, basta olhar para dentro delas e verificar a cor da parte plástica onde ficam os contatos. No caso do padrão USB 3.0, essa parte será da cor azul. A cor azul da USB 3.0 é obrigatória pela especificação, mas nada impede que um fabricante falsifique isso, por isso, o procedimento abaixo pode ser bem mais confiável para ter certeza que a porta realmente é uma USB 3.0
Veja como usar o Linux para saber se seu computador tem uma porta USB 3.0
Para usar o Linux para saber se seu computador tem uma porta USB 3.0, faça o seguinte:
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para listar as portas USB do seu computador, use o seguinte comando:
lsusb
Passo 3. Este comando exibe informações sobre o barramento USB do seu sistema. Confira o resultado e se você tiver algo como “3.0 root hub”, isso significa que seu sistema tem a porta USB 3.0.
Com informações de It’s F.O.S.S e Blog do Edivaldo Brito.
0sem comentários ainda