Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Cliente de chat do Google elimina a compatibilidade com Jabber

26 de Maio de 2013, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 65 vezes

26-05-2013_xmpp-

O Google está implantando uma atualização para seu cliente de chat Talk que irá substituí-lo pelo novo Hangouts app. Introduzido semana retrasada na conferência de desenvolvimento Google I/O em San Francisco, a aplicação hangouts é projetada para por um fim a tripla disponibilidade de serviços de comunicação em tempo real do Google – Talk, Google+ Messenger e o original Google+ Hangouts – unificando tudo e disponibilizando os serviços para Android, iOS, Windows e como uma extensão para o Chrome.

Com seu sistema de video-chat melhorado e funcionalidade de grupo de conversação, além de uma sincronização melhorada para múltiplos dispositivos, o Hangouts é mais poderoso que seu predecessor e apresenta um desafio em potencial para serviços de sucesso como Skype, Facebook Messenger and WhatsApp. E o que já parecia muito, os desenvolvedores também planejam integrar pelo menos algumas funcionalidades do serviço de telefonia Google Voice.

Entretanto, o Hangouts possui uma desvantagem séria se comparado ao Talk: ele não mais reconhece o protocolo de chat de código aberto XMPP, mais conhecido como Jabber. Para quem não sabe, esse formato permite que o Google Talk se comunique com qualquer conta XMPP, mesmo se a referida conta não estiver registrada com um servidor do Google. Assim sendo, os usuários que possuírem contatos de chat fora do Google devem pensar duas vezes antes de atualizar para o Hangouts. Esses usuários podem acabar perdendo o acesso para um grande número de contatos.

O XMPP é o protocolo de código aberto para comunicação mais atual que está sendo descartado pelo Google. É importante lembrar que há pouco tempo atrás uma grande atenção da mídia foi gerada em torno da empresa quando a mesma decidiu descontinuar o Google Reader e seu suporte para o RSS, além da remoção do iCal do Google Calendar. O mais desconcertante é saber que o Google continua alinhando seus concorrentes para os padrões amplamente utilizados como JavaScript e HTTP com seus projetos Dart e SPDY.

Com informações de The H Online.


Fonte: http://www.revista.espiritolivre.org/5561

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.