A loja americana Target confirmou que os dados de cerca de 40 milhões de cartões de crédito e débito foram roubados em suas lojas entre os dias 27 de novembro e 15 de dezembro.
O comunicado divulgado pela varejista na quinta-feira segue relatos de que os cibercriminosos acessaram dados armazenados na tarja magnética do verso de cartões de crédito e débito durante o fim de semana da Black Friday. O acesso ocorreu por meio das máquinas leitoras de cartão das lojas da marca, que poderiam ter sido adulteradas – uma prática conhecida como clonagem de cartões.
Os dados poderiam ser usados para criar cartões falsos que poderiam até mesmo ser usados para retirar dinheiro em terminais ATM, de acordo com o comunicado.
As informações de cartões que poderiam ter sido comprometidas incluem: nome do cliente, número do cartão de crédito ou de débito, data de validade do cartão e o código de segurança de três dígitos, informou a Target em uma nota aos consumidores. Compradores da loja online “target.com” ou de lojas físicas fora dos EUA não foram afetados.
A Target disse que “está trabalhando em estreita colaboração com as autoridades policiais e as instituições financeiras, e identificou e resolveu o problema”. A varejista também disse que estava trabalhando com uma empresa de perícia externa.
Os clientes que suspeitam de atividades não autorizadas em suas contas devem contatar a empresa, disse a Target.
O jornalista, especializado em segurança, Brian Krebs informou na quarta-feira (18) que primeiro pensava-se que a violação teria acontecido logo após o dia de Ação de Graças até o dia 6 de dezembro. Mas os investigadores encontraram evidências de que a violação pode ter durado até 15 de dezembro – o que agora foi confirmado pela Target.
Milhões de contas podem ter ficado vulneráveis após a brecha, que se acredita ter afetado cerca de 40 mil máquinas de cartão nas lojas, disse o The Wall Street Journal, citando pessoas familiarizadas com a situação. Fontes de duas das 10 principais emissoras de cartões disseram ao Krebs que a violação afetou quase todas as Targets nos EUA.
Com informações de IDGNow.
0sem comentários ainda