Mais uma novidade imperdível para o aniversário de 15 anos de FISL: nesta edição, todos os participantes terão direito a uma certificação CLO, (Operador de Linux Certified), gratuita, em uma parceria com a Latinux. É isso mesmo, você não leu errado: se você ainda não tem uma certificação que comprove seus conhecimentos livres, tem agora uma oportunidade única de obtê-la sem custo.
As provas serão realizadas após o evento, em uma iniciativa do Cluster Latinux que vai ajudá-lo a conseguir credibilidade como profissional na área de TI e tecnologias abertas.
A certificação Junior Linux Operator (JLO) credita ao profissional as seguintes habilidades:
* Gerenciar usuários em um servidor GNU/Linux.
* Iniciar e concluir serviços a partir de um console de um servidor GNU/Linux.
* Instalar estações de trabalhos com GNU/Linux.
* Editar arquivos de configuração.
* Instalar, atualizar e eliminar aplicações em uma estação de trabalho.
* Seguir instruções para manutenções mais complexas de um servidor com GNU/Linux dadas por um CLA (Certified Linux Administrator), CLNA (Certified Linux Network Administrator) ou CLSA (Certified Linux Security Administrator).
Durante o FISL, haverá uma apresentação sobre a Latinux e as suas certificações (data e hora a confirmar). Os exames serão realizados somente após o FISL, até trinta dias depois do evento.
O Cluster Latinux nasceu durante o Linuxweek’99 (Caracas, Venezuela), por iniciativa do engenheiro Ricardo Strusberg Velasco, com o objetivo de criar uma rede de empresas, instituições educativas e consultores especializados em soluções baseadas em software livre.
Durante o VII FISL, em 2006, empresas do Brasil, Estados Unidos, Porto Rico e Venezuela firmaram, o acordo de cooperação que criou formalmente o Cluster Latinux como um consórcio internacional. O acordo foi resultado das negociações iniciadas no Linux World Expo 2006, em Boston, Estados Unidos, e no Lacfree 2005, em Recife, Brasil, tomando como base a abordagem de aliança que ocorreu na Linuxweek’99, mas, como em diversos momentos marcantes para a história do Software Livre, escolhendo o FISL como palco de sua oficialização.
Saiba mais sobre a Latinux.
Fonte: Assessoria de Imprensa FISL15.
0sem comentários ainda