A Canonical, empresa responsável pela distribuição Linux considerada a mais popular do mundo, anunciou nesta quinta-feira (04) o primeiro tablet oficial com o Ubuntu Touch, o sistema operacional móvel da companhia, que está presente nos Ubuntu Phones. O dispositivo é fabricado pela espanhola BQ e possui, também, a tão aguardada convergência mobile-desktop.
O BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition é o primeiro tablet do mundo que traz oficialmente o Ubuntu e também pode ser usado como um computador. Com isso, a Canonical finalmente alcançou sua visão de longa data de uma única experiência convergente de computação pessoal. O dispositivo pode facilmente se transformar em um PC, bastando apenas conectar um mouse e teclado via Bluetooth. Além disso, caso uma tela de 10 polegadas não seja o ideal para você, basta conecta-lo a um monitor externo através de um cabo HDMI.
“Estamos trazendo-lhe tudo o que temos vindo a esperar do seu PC Ubuntu, agora no tablet com BQ, logo em smartphones. Esta não é uma interface do telefone esticada para o tamanho do desktop – é a experiência do usuário certa e o modelo de interação para a situação dada. Além disso, em termos de aplicações, temos algo que nenhum outro sistema operacional pode oferecer: um quadro único, visual e um conjunto de ferramentas para aplicações para rodar em qualquer tipo de dispositivo inteligente Ubuntu”, diz Jane Silber, CEO da Canonical.
O tablet que se transforma em um desktop Ubuntu completo
Graças às mais recentes inovações da Canonical implementadas em seu sistema operacional móvel, o Ubuntu Touch, o novo BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition irá fornecer aos usuários tanto uma experiência tablet verdadeira, como um desktop Ubuntu completo. O Ubuntu agora é a primeira e única plataforma que pode alcançar a convergência total a partir de um único dispositivo, permitindo que você tenha acesso a apps mobiles presentes nos Ubuntu Phones e aplicações do Ubuntu para desktop (aplicações X11, como o Firefox, LibreOffice e GIMP, por exemplo).
Especificações técnicas
Sistema operacional: Ubuntu Touch
- Tela: display multi-touch de 10,1 polegadas
- CPU: processador ARM MediaTek Quad Core MT8163A de 64 bits rodando a 1,5 GHz
- GPU: MediaTek Mali-T720 MP2 de 600 MHz
- Memória: 2 GB de RAM
- Armazenamento interno: 16GB expansíveis em até 64 GB via cartão microSD
- Conectividade: WiFi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.0, micro HDMI
- Câmeras: frontal de 5 MP e traseira de 8 MP
- Bateria: 7.280 mAh
- Dimensões: 246 x 171 x 8.2 cm
- Peso: 470 gramas
Quanto e onde
Até o momento, a BQ ainda não revelou detalhes sobre preço e nem em quais países o Tablet BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition estará oficialmente disponível. Apenas se sabe que o dispositivo será vendido através da loja online da fabricante a partir de algum momento do mês de março. Assim que saírem mais informações, manteremos você informado.
Com informações de Softpedia[1] [2], Ubuntu, OMG! Ubuntu!, Ubuntu
0sem comentários ainda