O prefeitura de Boa Vista inaugurou no último dia 17, o primeiro ponto de internet gratuita em espaços públicos. Por enquanto, o projeto piloto contempla a Praça das Águas, onde o serviço está em fase de teste.
Segundo a Secretaria de Inclusão Digital, a proposta é expandir para outras áreas, como mercados municipais e terminais de ônibus, em prazo ainda não determinado. A oferta de internet sem fio faz parte do programa de governo da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.
“Mais do que colocar à disposição das pessoas a internet gratuita, essa iniciativa oportuniza a todos, sem distinção, uma ferramenta de acesso que serve para pesquisa, como as bibliotecas digitais. Tem ainda conteúdos culturais, que levam informações e conhecimentos a quem acessa a rede mundial”, destacou a prefeita.
Na Praça das Águas já foi concluída a instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento do serviço. Desde quarta-feira (16), frequentadores já podem acessar gratuitamente a internet, por meio de smartphone, notebook ou tablet, com a tecnologia WiFi. A meta é expandir para outros 60 pontos da cidade como as demais praças, mercados municipais e terminais de ônibus.
Para acessar a internet na praça, não há necessidade de cadastro nem uso de login ou senha. O secretário de Inclusão Digital, Artur Henrique Machado, explicou que o acesso é gratuito, mas sites impróprios não estarão disponíveis. “Quando tiver em pleno funcionamento será uma internet de qualidade, até melhor que o sistema 3G colocado à disposição pelas operadoras de telefonia móvel”, tergiversou.
Para o piloto está sendo utilizada uma conexão de fibra ótica de 20 Mbps. O valor total do projeto só será estimado a partir dos resultados do teste, que vai definir a demanda de banda necessária. “Já temos um link de 100 Mbps da Embratel, que deverá atender a todo o projeto, mas ainda precisamos estimar a demanda. No primeiro sábado de teste chegamos a ter 254 pessoas conectadas ao mesmo tempo a uma taxa média de 1,5 Mbps. A meta é implantar toda a rede em três meses”, informou.
Fonte: ARede
0sem comentários ainda