Johnathan Nightingale, vice-presidente do Firefox na Mozilla, desenvolvedora do navegador, anunciou em um post no blog da Mozilla que a versão “metro” do Firefox está sendo abandonada. Segundo ele, o motivo é o baixo interesse dos usuários pelo novo sistema operacional. A decisão, é um duro golpe nos planos da Microsoft de aumentar a adoção da interface baseada em blocos dinâmicos do Windows 8.
De acordo com Johnathan, desde que a equipe do Firefox construiu, testou e refinou o produto, eles tem acompanhado a adoção da versão dele e concluíram que ela sempre esteve baixa. “Em qualquer dia normal, por exemplo, nós temos milhões de pessoas fazendo testes na versão de pré-lançamento do Firefox para desktop, mas nunca vimos mais de mil usuários ativos no ambiente do Metro”, disse.
Mas a questão da baixa adoção é apenas o ponto principal do abandono, existem outros motivos para a Mozilla deixar o programa de lado.
Para o vice-presidente do Fiferox, a baixa quantidade de usuários do programa consequentemente faria a Mozilla lançar um produto pouco testado e isso afetaria o desenvolvimento do aplicativo feito exclusivamente para a interface ‘metro’, que mudou de nome para ‘Modern’. Porém, os executivos da Mozilla ainda a chamam pelo nome antigo.
Johnathan afirmou que: “lançar um produto sem muitos testes no mundo real significaria um monte de bugs descobertos no campo, algo que precisaria de muito retorno e esforço das equipes de engenharia, design e perguntas e respostas”. E concluiu sua argumentação dizendo que “lançá-lo sem ter o devido retorno não é uma opção. Se lançamos um produto, o mantemos até seu fim”.
A versão ‘metro’ do Firefox começou a ser testada no final de 2012, em uma versão beta e ainda que essa versão tenha sido atualizada, nunca foi lançada uma versão definitiva dela. Por enquanto, a Mozilla manterá o código da versão do navegador no gelo, apenas para o caso de surgir uma grande demanda por uma versão puramente Windows 8 do Firefox. Quando? Só o tempo dirá.
Com informações do Blog da Fundação Mozilla e TechTudo.
0sem comentários ainda