Trabalhar com tecnologia não quer dizer necessariamente lidar apenas com computadores. A 15ª edição do Fórum Internacional Software Livre (FISL15) contempla o conceito de trabalho colaborativo e isso está expresso nas mais variadas formas culturais. Algumas das palestras da última quinta-feira (08/05) mostraram como é possível programar e ainda assim encontrar espaço para o lazer.
Os apaixonados por cerveja artesanal tiveram seu espaço. A intenção foi mostrar que é muito mais fácil do que se imagina criar uma cerveja artesanal usando a criatividade e trabalho colaborativo. O grupo começou a cerveja aberta chamada ModoContinuum há cerca de um ano e hoje conta com diversos colaboradores e a produção de mais de 40 litros de cerveja.
- Tudo iniciou quando compramos um kit de fazer cerveja com malte moído, uma garrafa e mais alguns itens. Isto ficou um tempo esquecido, mas um dia alguém falou em fazer cerveja e resolvemos tentar. Hoje fazemos a ModoContinuum de maneira artesanal, mas estamos desenvolvendo um sistema Open Source com o Arduíno que irá automatizar a fabricação da cerveja – esclareceu o desenvolvedor da cerveja ModoContinuum, Pedro Henrique Reis.
A ideia do grupo é que o código seja aberto e qualquer pessoa possa utilizar, melhorar e elaborar seu próprio sistema de fabricação. A intenção é que com esta inovação, o usuário preencha os dados com a receita da bebida e os ingredientes: todo o resto seria feito automaticamente.
Destaque no FISL, a palestra “Humor, Arte e Software com o Vida de Programador”, com o webcartunista André Noel, falou sobre a rotina do site “Vida de Programador”. O profissional, formado em Ciências da Computação, destacou que a ideia das publicações é amenizar problemas rotineiros de quem trabalha na área, com o compartilhamento de histórias cômicas e tristes.
- O site foi uma forma de acabar com o estresse e eu descobri que acaba sendo uma solução também para os programadores em geral. Muita coisa que o programador quer falar, mas não tem onde falar, acaba saindo no site, e de uma forma bem humorada. Retrato um pouco o que a gente sofre e o que a gente vive trabalhando em nosso dia-a-dia – destacou André Noel.
O site “Vida de Programador” tem mais de 30 mil acessos diários, além de ter quase 150 mil seguidores no Facebook. Outro destaque do FISL foi a palestra “Música Livre – Pessoas usando software livre para libertar música”, mostrando que a cultura livre invadiu os amplificadores.
O Fórum Internacional Software Livre (FISL) terminou neste sábado (10/05), no Centro de Eventos da PUCRS. Outras informações podem ser obtidas no site www.fisl.org.br.
Com informações da Assessoria do FISL. Foto: Guilherme Almeida
0sem comentários ainda