Muitos usuários Android já conhecem a Aptoide, uma app store alternativa – que na verdade é uma plataforma que permite a criação de milhares de “stores” independentes – e alguns deles podem nem ter reparado que se trata de um projeto português de grande sucesso. Agora, a Aptoide entre em rota de colisão direta com o Google, e faz queixa dele na Comissão Europeia devido a abuso de posição dominante e concorrência desleal.
Contrariamente ao que acontece em outras plataformas, o Android permite a instalação de app stores alternativas, mas Paulo Trezentos refere que o Google tem dificultado essa tarefa: impedindo a entrada de lojas concorrentes na sua Play Store; dificultando a instalação de lojas alternativas nos dispositivos Android; usando serviços que beneficiam a Play; e facilitando/obrigando a integração de apps com a Play.
Já por várias vezes tem sido posta em causa se o Android é um projeto “open-source”, uma vez que o Google tem optado por manter fechado e sob seu controle cada vez mais funcionalidades que se associam ao Android, deixando apenas um “esqueleto” cada vez mais desprovido de funcionalidades como opensource. A Aptoide quer que exista concorrência no mercado de apps, e que sejam os consumidores a escolher – algo que já acontece em alguns mercados, como o chinês, onde o bloqueio do Google Play fez com que proliferassem lojas alternativas de apps que se tornaram em grandes sucessos.
Por outro lado, o Google poderá também defender-se alegando que estas lojas alternativas não fazem um controle efetivo das apps que disponibilizam, permitindo a comercialização de apps piratas (algo que contribuiu para muita da sua popularidade) e pondo em cheque a sua verificação contra potenciais apps maliciosas.
Vai ser interessante ver qual será a decisão da Comissão Europeia, e também ver que impacto é que esta decisão poderá ter também em outras plataformas que atualmente permanecem bem mais fechadas, como o iOS.
Com informações de Aberto até de Madrugada
0sem comentários ainda