Depois do fiasco anunciado no início do ano, em que o Governo cancelou milhares de contratos do Educa Mais Brasil 2022 mesmo tenho ido publicamente na TV prometer o aditamento de todos os contratos, mais cortes estão por vir para o próximo ano, e os próximos alvos da redução de gastos do Governo Federal são o PRONATEC e o Ciência Sem Fronteiras. Com isso o Governo espera fechar uma torneira de Bilhões de reais em gastos, cortando investimentos fundamentais da educação, ao invés de tentar reduzir os gastos do funcionalismo público em um Governo com número recorde de ministérios que são claramente cabides de empregos.
Impactos Previstos
A medida do governo de cortar os gastos vem em um importante momento de decisão do Governo do combate à crise: As despesas do Estado não estão batendo com a arrecadação em constante queda que o governo vem acumulando, o que obriga o Governo a reduzir as suas contas para fechar o balanço no final do ano. A decisão mais óbvia seria reduzir os cabides de emprego, mas a presidência insiste em cortar benefícios fundamentais, como o Ciência se Fronteiras, seus programas de apoio, como o Educa Mais 2022, e até mesmo o Pronatec.
O Pronatec é um programa fundamental para reverter a maré de desindustrialização que o país está sofrendo. Praticamente nada mais consumido no pais é produzido aqui, com exceção de peças de roupa e de aparelhos montados em Manaus que são apenas montados com peças que vem de fora. Muito disso é pela falta de capacitação da mão de obra, o que poderia ser muito combatido com a ajuda do programa de incentivo ao ensino técnico, que agora será cortado, antes mesmo de mostrar seus primeiros resultados.
O Ciência sem Fronteiras é outro caso grave: Em um país em que a pesquisa científica é restrita a poucos núcleos acadêmicos, com recursos escassos, tratava-se de uma iniciativa para estimular o crescimento da produção intelectual e científica no país. Outro golpe duro para a educação superior no país.
Corte de Gastos
Vale lembrar que os Programas do Governo para a educação não são os únicos que devem sofrer cortes para 2022: embora o governo negue, é bem provável que o Governo Federal anuncie cortes para o programa Bolsa Família, possivelmente tornando mais restritas as regras de pagamento do benefício no próximo ano. Assim o Governo poderia reduzir o orçamento de gastos do Ministério do Desenvolvimento Social com a mudança na tabela inss 2022, para cortar gastos da Previdência, dificultado o acesso dos cidadãos à aposentadoria, que passará a ser elegível apenas após os 65 anos de idade.