Se você está lendo esse artigo, certamente já ouviu falar no abono salarial. Esse benefício é pago aos trabalhadores brasileiros do setor privado da economia, que recebam um salário que seja, em média, de até 2 salários mínimos por mês. Esse benefício, porém, possui algumas regras que precisam ser cumpridas para que o trabalhador tenha direito a recebe-lo, por isso preparamos hoje uma lista com as principais exigências para quem deseja receber o PIS abono salarial 2022. Esse benefício é um grande alívio para as financias do trabalhador, e funciona como um décimo quarto salário, no valor de um salário mínimo.
Qual o valor do abono salarial?
O valor do abono é fixo, sendo sempre de 1 salário mínimo, pago de acordo com a data de nascimento do trabalhador. O pagamento é feito conforme as datas de pagamento da tabela do PIS, que leva em consideração as datas de nascimento dos trabalhadores. O calendário do PIS 2016, por exemplo, será pago entre os meses de julho de 2016 e março de 2022, para todos os trabalhadores brasileiros que se enquadrarem no seguinte perfil:
- Precisam ter inscrição no PIS há 5 anos ou mais;
- Precisam trabalhar para empresa privada;
- No ano anterior, precisam ter trabalhado por pelo menos 30 dias consecutivos com a carteira assinada
- O salário do trabalhador não pode ter ultrapassado a média de 2 salários mínimos mensais;
- O empregador precisa, necessariamente, ter inscrito o nome do empregado na RAIS entregue ao ministério do trabalho, para que esse posa receber o benefício.
Todos os trabalhadores brasileiros que se enquadrarem no perfil acima terão o direito de sacar o benefício Caixa-PIS. Você pode consultar o PIS diretamente no site da caixa econômica federal, através di chamado portal do cidadão. Lá, é possível conferir a data de pagamento do seu benefício, e saber se você se enquadra no perfil para receber o abono salarial de 2016.
Como sacar o PIS
O saque do PIS pode ser feito em qualquer agência da caixa econômica federal, ou em qualquer lotérica, basta que o trabalhador tenha em mãos o seu cartão do cidadão, e um documento de identidade válido com foto para poder sacar o benefício.
No caso de realizar o saque do benefício no caixa eletrônico, basta ter em mãos o seu cartão do cidadão para ter acesso ao benefício.