Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog
Tela cheia

Bolsa Família 2016 pode correr risco

9 de Outubro de 2015, 13:24 , por Regina - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Durante a forte crise em que vivemos, o Governo Federal busca maneiras de aumentar a credibilidade de sua imagem frente aos escândalos políticos a qual vem sendo confrontado. O mais recente deles ocorreu no último dia 14, quando reportagem da revista VEJA denunciou uma significativa redução na abrangência do programa Bolsa Família, usando dados exibidos nos sites oficiais de divulgação do Programa. Apesar de o Governo rebater os dados da reportagem rapidamente, os rumos do Programa de distribuição de renda para 2016 ficaram incertos, com muitas pessoas em dúvida mesmo se o programa continuará sendo distribuído nos próximos anos.

Entenda mais sobre o caso

No dia 14 de setembro, uma reportagem da revista veja comparou os dados exibidos pelo portal da Caixa Econômica Federal sobre a abrangência do programa Bolsa Família 2019, e chegou à conclusão que, desde dezembro de 2014, cerca de 800 mil famílias tinham parado de receber o benefício. A reportagem mostrou que em dezembro de 2014, o número de famílias beneficiadas pelo Programa, segundo dados do Governo Federal, era de cerca de 14 milhões, e em julho de 2015, o número teria caído para cerca de 13,2 milhões, uma queda de cerca de 800 mil famílias, um número considerável de grupos familiares que não teriam mais direito ao benefício.

O problema maior foi a reação do Governo: pouco depois de divulgada a reportagem, o site da Caixa Econômica Federal, que fazia a divulgação dos dados, simplesmente saiu do ar sem maiores explicações. Depois de inquirido pela revista de porque teria tirado o portal com os dados do ar, o site retornou, 2 dias depois, em 16 de setembro, exibindo informações diferentes: de que agora o número de famílias beneficiadas seria de 13,8 milhões, ainda menor que os dados do final do ano passado, mas praticamente estáveis.

Essa mudança repentina dos dados exibidos pelo portal oficial do programa deixou muita gente se perguntando se esses dados seriam verdadeiros, ou se não seriam dados adulterados às pressas para desmentir boatos de que milhares de famílias estavam tendo seu bolsa família bloqueado.

Recadastramento do Programa

Uma medida recente do Governo Federal, de iniciar um recadastramento abrangente das famílias pegou muita gente desprevenida. O recadastramento já começou em alguns estados e visa encontrar possíveis irregularidades no programa, como famílias que não se encaixem mais no perfil de pagamento, possíveis fraudes nos dados indicados para o CadÚnico do Governo Federal, ou ainda distribuição irregular de cartões do bolsa família, como já foi constatado em diversos casos. A medida, claramente parte do reajuste de gastos do orçamento da União, é divulgada pelo Governo como um procedimento normal e rotineiro, embora se espere que o número de beneficiários reduza mais ainda com a fiscalização proposta.